Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Quinta-feira, 26 de Agosto de 2010 | Horário: 15:50
Compartilhe:

Usuários do Arsenal da Esperança assistem a espetáculo circense

Alegria e emoção enfeitaram a noite dos que visitaram a Lona Estável, no último dia 14

O velho palhaço Coscorão, descendente de uma família circense, conta a história de sua vida, os números acrobáticos de seu circo, as dificuldades da saga nômade de sua família e a trajetória do circo no Brasil. É o que trata o espetáculo “Auto do Circo”, da Cia. Estável de Teatro (Cooperativa Paulista de Teatro), em cartaz até 29 de agosto.

 

Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Arsenal da Esperança Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida oferece dignidade aos acolhidos que estão em situação de rua, cerca de 1150 homens com mais de 18 anos. Entre vários serviços, criou a Lona Estável, espaço onde os usuários podem assistir a peças teatrais e participar de oficinas ligadas à arte circense.

“Venho sempre assistir aos espetáculos, que acontecem nos finais de semana. As histórias mexem com o sentimento da gente. È igual ao que a gente vê lá fora. Às vezes fico alegre, às vezes choro”, revela Francisco de Paula Mateus, usuário do Arsenal da Esperança há dois meses.

“Estamos aqui desde 2006. O público é rotativo. Gostamos de contar com a comunidade da região, que participa sempre. Há uma interatividade entre os usuários e o elenco da peça. É gratificante”, diz a atriz Sandra Santana, da Cia Estável de Teatro.

Robson Domingos, há dois meses acolhido no Arsenal, conta que as histórias servem de exemplo para a vida. Para Luis Fabiano de Oliveira, usuário há um mês, revela: “O teatro circense pra mim são histórias de vida. Eles transformam o sofrimento da pessoa em sorriso e mostra a todos que a vida tem valor, tem sentido”.

“As histórias funcionam como um resgate. Os temas sobre família, perseverança e fé. Há cenas que mexem muito com eles. Assuntos que tratam sobre pais e filhos, por exemplo, muitos se emocionam ao assistir. Já falaram isto para nós”, complementa Sandra.

O espetáculo “Auto do Circo” fica em cartaz até 29 de agosto, no Arsenal da Esperança (Lona Estável), Rua Dr. Almeida Lima, 900, Mooca, aos sábados e domingos, às 20h. Recomendado a partir de 12 anos. Duração - 110 minutos. Gênero - Comédia. Ingressos – 1Kg de alimento não perecível. Fone: (11) 8121-0870 / (11) 8708-9563.

Texto: Rose Balduino

roseclaireb@prefeitura.sp.gov.br

Fotos: Wanderlei Celestino

 

 

Sobre o Arsenal

Fundada por Ernesto Oliveiro e Dom Luciano Mendes de Almeida em 1 de fevereiro de 1996, o Arsenal da Esperança, oferece diariamente acolhida a 1150 homens a partir de 18 anos que estejam em dificuldades, devido à falta de trabalho, casa, alimentação, saúde e família.

 

Nos dias atuais, a intuição oferece aos acolhidos: café da manhã, uma refeição completa, local para lavar e secar roupas, instalações sanitárias e para banho, fornecimento de roupas e calçados, além de todos os serviços que é oferecido pelas empresas parceiras.

 

Cursos ministrados

Alfabetização, telecurso nível fundamental e médio (parceria com SESI)

Informática

Pedreiro, Azulejista, padaria, Confeitaria (em parceria com SENAI)

Encanador Gasista (parceria/COMGAS)

Ajudante de Cozinha (parceria/GRSA)

Cabelereiro, garçom, zeladoria, elétrica, pintura e copeiro hospitalar parceria/(Serviço de Apoio Educativo de Capacitação Profissional)
 

collections
Galeria de imagens