Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Dia do Palhaço leva 26 atividades circenses gratuitas nas Bibliotecas Públicas Municipais

São Paulo, dezembro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, leva 26 atividades circenses gratuitas e livres para todas as idades nas bibliotecas públicas municipais e nos pontos e bosques de leitura presentes em parques e praças da cidade, em especial ao Dia do Palhaço, comemorado no dia 10 de dezembro. Seis coletivos levam números de palhaçaria diversos, casados com artes cênicas, malabarismos, números novos e tradicionais de circo e muitas risadas em todos os cantos de São Paulo, pelo programa Biblioteca Viva. A programação está sujeita a alteração.
No próprio dia 10, às 10h e às 14h, três apresentações de circo contagiam as bibliotecas públicas municipais: “A Viagem do Jiló”, na Biblioteca Cassiano Ricardo, e “Navegantes”, na Biblioteca Marcos Rey – todas às 14h; e “A Mulher Bala”, na Biblioteca Padre José de Anchieta, pelas 09h.
“A Viagem do Jiló” acompanha a jornada do palhaço Jiló e seu inseparável Cão Caramelo em uma divertida investigação sobre uma fake news em Olinda, e circula as bibliotecas Afonso Schmidt (4 de dezembro, às 14h), Raimundo de Menezes (5 de dezembro, às 14h30), José Paulo Paes (9 de dezembro, às 14h), Viriato Corrêa (12 de dezembro, às 14h) e Anne Frank (13 de dezembro, às 11h).
“A Mulher Bala”, por sua vez, mistura circo, humor e empoderamento ao resgatar a história da primeira mulher a se lançar de um canhão. Venha conhecer essa história nas bibliotecas Alceu Amoroso Lima (4 de dezembro, às 13h30), Monteiro Lobato (5 de dezembro, às 14h), Sylvia Orthof (6 de dezembro, às 11h), Aureliano Leite (9 de dezembro, às 10h), Castro Alves (12 de dezembro, às 15h) e a Hans Christian Andersen (16 de dezembro, às 14h).
Outros espetáculos circenses, em especial ao Dia do Palhaço, fazem curtas apresentações em dezembro nas bibliotecas do Sistema. O coletivo Rué La Companhia, grupo de artistas de teatro e circo de Guarulhos ativos desde 2017, levam dois shows de circo: “Navegantes”, que apresenta uma tripulação de palhaços piratas em uma divertida viagem por ilhas imaginárias, com sessões marcadas no dia 4 de dezembro na Biblioteca Narbal Fontes e no dia 11 de dezembro na Biblioteca Érico Veríssimo, às 14h; e “La Confusion”, que mostra uma disputa entre dois palhaços para conseguir um único palco para se apresentarem, chegando unicamente no Ponto de Leitura Severino do Ramo no dia 13 de dezembro, às 14h.
A mesma premissa de competitividade entre dois palhaços que renderá muitos números circenses, música e gargalhadas é em “Temos Vagas!”, da Cia Navega Jangada de Teatro, que volta a rodar os espaços culturais do Sistema Municipal de Bibliotecas. “Temos Vagas!” chega no dia 9 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Mário Schenberg, e dia 11 de dezembro, às 14h, na Biblioteca Roberto Santos.
Nos pontos e bosques de leitura, além da peça “La Confusion”, há o espetáculo circulante “A Trombeta Apocalíptica”, que narra a história divertida da dupla Buiú & Teta tentando sobreviver a um cenário apocalíptico cheio de palhaçadas – a atração chega aos Bosques Parque Rodrigo de Gásperi (6 de dezembro), Parque Lajeado (13 de dezembro), Parque do Carmo (14 de dezembro) e Parque Raposo Tavares (20 de dezembro), todas às 14h.
Além do Dia do Palhaço, a programação cultural do Biblioteca Viva em dezembro celebra o Natal, o Dia do Samba, o Dia do Forró e aniversários especiais nas bibliotecas Mário Schenberg e Clarice Lispector. Confira todo o serviço das programações e muito mais atividades clicando aqui.
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui
Escrito por: Enzo Sapio | Revisado por: Suzane Rodrigues
Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 51 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez, Paulo Setúbal, Paulo Duarte, Prefeito Prestes Maia e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2005, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
