Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Exibindo 1 para 1 de 3
Segunda-feira, 2 de Fevereiro de 2026 | Horário: 12:29
Compartilhe:

Programação Cultural da Biblioteca Afonso Schmidt - Fevereiro

Saiba mais da programação interna presencial de Fevereiro da Biblioteca

1) MEDIAÇÃO DE LEITURA

Funcionários da Biblioteca Afonso Schmidt

Quando: Sob agendamento

Duração: 45 minutos

Classificação indicativa: Livre

Breve sinopse: A mediação começa quando o mediador escolhe a obra e se prepara para ler. Nesse momento, os cuidados para a escolha do livro são essenciais e o seu estudo para o maior conhecimento possível de todas as suas facetas, também. Assim, no momento da mediação, o mediador poderá atuar com propriedade sobre a obra e conectar-se ao público. O ideal é que se leia “com” o outro e não “para” o outro, ou seja, a boa mediação é a que encanta e envolve o público como participante ativo daquela leitura, sem que haja uma imposição da forma ou da interpretação da leitura pelo mediador. A mediação também não acaba quando acaba a leitura do livro, ela vai além. Uma boa mediação envolve uma boa conversa sobre o livro lido, que vá para além do óbvio, do “literal” do texto, que estimule os participantes a falarem o que sentiram, o que pensaram, que chame a atenção para pontos fortes do livro, que

Visite novamente algumas páginas, releia trechos etc.

 

2) RODA DE LEITURA

Funcionários da Biblioteca Afonso Schmidt

Quando: Sob agendamento

Duração: 45 minutos

Breve sinopse: Quem não fica encantado ao sentar com seus amiguinhos numa roda de leitura, em que olhos atentos estão esperando por mais uma história encantadora e cheia de tramas, em que possamos viajar no mundo mágico da ficção e da descoberta? A leitura para crianças pode ser um poderoso remédio. Feita a escolha certa de acordo com cada faixa etária, atingimos forças poderosas de transformação e superação nos pequenos. Assim, na roda de leitura as diversas formas de narrativa coligadas com os vários roteiros e elementos de apoio, atuarão como antídoto contra distúrbios morais, psicológicos, afetivos e físicos.

Classificação indicativa: Livre

 

3) VISITA MONITORADA E MEDIAÇÃO DE LEITURA

Funcionários da Biblioteca Afonso Schmidt

Quando: Sob agendamento

Duração: 45 minutos

Breve sinopse: Você sabia que a biblioteca proporciona uma visita monitorada para que você possa conhecer melhor o nosso espaço com direito a uma mediação de leitura? Para agendamento de grupos e escolas, ligue para o telefone: (11) 3975-2305 ou WhatsApp: (11) 95920-0447 falar com a coordenadora Emanuela.

Segunda à sexta das 8h às 17h.

Visita Monitorada + Mediação de leitura você encontra aqui!

Classificação indicativa: Livre

 

4) EXPOSIÇÃO: “Us mitos”

Nome do evento: EXPOSIÇÃO: “Us mitos”

EMEF Maria Aparecida Rodrigues Cintra

Quando: De seg à sex das 8h às 17, sáb das 10h às 14h

Duração: Permanente

Breve sinopse: A exposição “Us Mitus¨ foi montada de forma colaborativa por professor e estudantes da EMEF Prof Maria Aparecida Rodrigues Cintra. É um desdobramento do projeto: “Romântico, demasiado romântico: estudos acerca dos resquícios do Romantismo no cotidiano escolar”

A exposição “Us Mitus” traz uma análise crítica sobre a construção de mitos na sociedade e como essas figuras são constantemente utilizadas como referência, muitas vezes de forma equivocada. A comparação entre o pessimismo de Arthur Schopenhauer e a postura crítica do grupo de rap Facção Central mostra como tanto a filosofia quanto a música podem denunciar ilusões sociais e questionar valores que parecem absolutos, mas que, na prática, escondem contradições e injustiças. Exemplos como a idolatria ao jogador Pelé e a tentativa de sustentar figuras públicas como salvadores da pátria revelam como a sociedade insiste em criar heróis, ignorando suas falhas e contradições. Esse processo reforça a necessidade de questionar: será que esses mitos de fato nos representam? Ou apenas servem como instrumentos de controle social? Outro ponto central do texto é a discussão sobre o machismo e os mecanismos que reduzem a mulher à aparência, como na questão das roupas usadas pelas meninas. Essa crítica mostra que, muitas vezes, a escola e a sociedade reproduzem preconceitos em vez de combatê-los.

 

Serviço:

Biblioteca Pública Municipal Afonso Schmidt

Endereço: Av. Elísio Teixeira Leite, 1470 - Freguesia do Ó/Brasilândia

CEP - 02801-000, São Paulo/SP

Tel.: (11) 3975-2305

E-mail: bcsp.aschmidt@gmail.com

bcsp.aschmidt@prefeitura.sp.gov.br

Horário: 2ª a 6ª feira das 8h às 17h, sábado das 10h às 14h

Veja mais informações da Biblioteca na página.

 

Acesse a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

Confiram outras atividades da programação cultural no Instagram SMBibliotecas

collections
Galeria de imagens