Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Programação Cultural Biblioteca Viva de Fevereiro

Programação Cultural Biblioteca Viva de Fevereiro
O mês da folia chegou e nossas unidades já estão em ritmo de festa para receber você! Em Fevereiro, as Bibliotecas, Pontos e Bosques de Leitura abrem alas para uma programação totalmente gratuita, que celebra a diversidade e a riqueza das nossas culturas populares. É o momento de ocupar a cidade com muita música, alegria e cidadania.
Neste mês, nossa agenda é um verdadeiro convite ao movimento: sinta a efervescência do Frevo, o balanço das Rodas de Samba e a força dos Cortejos Afro. Para os pequenos foliões, preparamos Bloquinhos Infantis, Contações de Histórias repletas de lendas brasileiras e o encanto das artes circenses, unindo tradição e imaginação em cada encontro.
Confira as atrações a seguir, prepare sua fantasia e venha celebrar a cultura viva com a gente!
Bloco Musical
Bloco Frevo da Vila
Bloco Frevo da Vila
O Bloco Frevo da Vila desde 2015 traz a São Paulo o repertório clássico de Frevo de Pernambuco, com arranjos originais e formação característica de orquestras de rua. Repertório contém Frevo canção, Frevo de Bloco, Frevo Coqueiro, Frevo Ventania. Músicos, passistas e brincantes trazem ritmo dançante e efervescente do Frevo, declarado patrimônio Imaterial pela Unesco.
Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos
26 de Fevereiro às 14h - Bosque de Leitura Raposo Tavares
27 de Fevereiro às 14h - Bosque de Leitura Jardim da Luz
28 de Fevereiro às 14h - Bosque de Leitura Anhanguera
Bloco Unidos da Melhor Idade
Bloco Unidos da Melhor Idade
O Bloco Frevo da Vila desde 2015 traz a São Paulo o repertório clássico de Frevo de Pernambuco, com arranjos originais e formação característica de orquestras de rua. Repertório contém Frevo canção, Frevo de Bloco, Frevo Coqueiro, Frevo Ventania. Músicos, passistas e brincantes trazem ritmo dançante e efervescente do Frevo, declarado patrimônio Imaterial pela Unesco.
Classificação indicativa: Livre - Crianças. Duração: 60 minutos
13 de Fevereiro às 14h - Ponto de Leitura Jardim LaPenna
21 de Fevereiro às 11h - Bosque de Leitura Jardim da Luz
28 de Fevereiro às 11h - Bosque de Leitura Lions Clube Tucuruvi
Bloco de Carnaval
Bloco de Carnaval Sambart's
Sambart's
A Sambart’s é um coletivo formado por sambistas e profissionais da cultura popular que realiza shows de Carnaval, rodas de samba e blocos carnavalescos em eventos culturais, corporativos, institucionais e de rua. Com trajetória consolidada, atua na criação de experiências artísticas que unem música, dança, integração social e identidade cultural brasileira, incluindo ações de impacto social e projetos comunitários. No meio corporativo e em eventos de grande visibilidade, destaca-se por apresentações estratégicas e envolventes. Seus shows com passistas e bateria são a marca registrada, levando samba, alegria e forte interação com o público.
Classificação indicativa: Livre - Adulto. Duração: 60 minutos
21 de Fevereiro às 14h - Bosque de Leitura Parque do Trote
27 de Fevereiro às 14h - Biblioteca Álvaro Guerra
28 de Fevereiro às 14h - Bosque de Leitura Parque Rodrigo de Gásperi
Jatobazinhos para crianças
Bloquinho dos Jatobazinhos
O bloquinho dos Jatobazinhos é uma atração direcionada para a criançada. Através de elementos de carnaval, a apresentação une brincadeiras lúdicas, recreação infantil e claro muita Música popular! venha com os Jatobazinhos
Classificação indicativa: Livre - Infantil. Duração: 60 minutos
27 de Fevereiro às 10h - Biblioteca Castro Alves
28 de Fevereiro às 11h - Bosque de Leitura Parque Lajeado
Contação de histórias
NO MANGUE TEM FREVO
Cia Canto de Omiô
Chica é uma carangueja sonhadora que quer se tornar música!Ao lado de seu inseparável amigo Josué, ela vive criando planos mirabolantes — que quase sempre terminam em confusão. Mas tudo muda quando surge a oportunidade de mostrar seu talento em um grande evento de músicos talentosos. Será que, dessa vez, o sonho de Chica vai virar realidade?
Classificação indicativa: Livre - Infantil. Duração: 60 minutos
22 de Fevereiro às 14h - Bosque de Leitura Parque Ibirapuera
25 de Fevereiro às 10h - Biblioteca Helena Silveira
26 de Fevereiro às 10h - Biblioteca Milton Santos
O Saci e o Arlequim no Carnaval do Brasil
Cia Encantos da Terra
Arlequim perde sua amada Colombina durante o carnaval de Veneza e chega no Brasil para procurar sua amada nos carnavais de cá! Aqui encontra o Saci Pererê que apresenta diversos tipos diferentes de carnaval do país para ver se ele encontra sua amada! Será que vai encontrar?
Classificação indicativa: Livre - Infantil. Duração: 60 minutos
13 de Fevereiro às 14h - Biblioteca Viriato Corrêa
20 de Fevereiro às 14h - Biblioteca Monteiro Lobato
27 de Fevereiro às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
Musicleta: uma bicicleta em carnaval
Cia Tempos Juncos
Musicleta é um espetáculo de contação de histórias musicada em que uma bicicleta viajante percorre caminhos em busca das diversas tradições do carnaval brasileiro. Através da narrativa, da música ao vivo e do canto coletivo, a Musicleta encontra ritmos, brincadeiras e memórias que fazem o carnaval acontecer. Cada parada da viagem se transforma em cena e canção, convidando o público a participar. O espetáculo celebra o carnaval como expressão cultural viva, popular e diversa, conectando música, território e imaginação.
Classificação indicativa: Livre - Infantil. Duração: 60 minutos
24 de Fevereiro às 14h - Biblioteca Narbal Fontes
25 de Fevereiro às 14h - Biblioteca Lenyra Fraccaroli
26 de Fevereiro às 14h - Biblioteca Malba Tahan
João Rosa: um menino banhado de estórias
Tininha Calazans
“João Rosa - um menino banhado de estórias” é uma biografia fantasiosa da infância de João Guimarães Rosa. Com liberdade poética, a escritora/narradora dá asas à imaginação, criando um texto que entrelaça fatos e ficção, vida e obra, cantos e contos, narrativa e testemunho. Atravessando espaço e tempo ela presencia e interage com acontecimentos do passado. Nas asas de um colibri viaja ao Grande Sertão Veredas para conhecer e festejar o guardião deste Reino Encantado: um garoto imaginativo, amante da natureza e das palavras. Com ele e Miguilim brinca no quintal com os tesouros da terra; sai em defesa dos animais; liberta os passarinhos engaioladas pelo pai de João saboreia histórias tão boas de inventar, ouvir e ler; galopar pelos campos como os majestosos tropeiros que, do alto de seus cavalos, conduzem seus bois maravilhosos; se entristece com as dores de Miguilim. Ao retornar, uma descoberta e um convite a aguardam.
Classificação indicativa: Livre - Adulto. Duração: 60 minutos
07 de Fevereiro às 11h - Biblioteca Sylvia Orthof
11 de Fevereiro às 10h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet
21 de Fevereiro às 11h - Biblioteca Raul Bopp
Tricotando Contos de Carnaval
Tricotando Palavras
Duas festas na floresta. Junto com a joaninha, você foi convidado. Prefere dançar uma valsa ou sambar na batucada? Pergunte ao Tamanduá. Ele está triste, não consegue dançar. Por que será?
Classificação indicativa: Livre - Infantil. Duração: 60 minutos
22 de Fevereiro às 14h - Ponto de Leitura Parque Vila do Rodeio
26 de Fevereiro às 11h - Ponto de Leitura Olido
28 de Fevereiro às 14h - Ponto de Leitura Severino do Ramo
Show Musical
O CARNAVAL DA OLGA E SEUS AMIGOS
Palhaça Olga
A Palhaça Olga e seus amigos convidados vêm para festejar o carnaval junto com o público e convidam todos para essa grande festa! Histórias, trapalhadas, brincadeiras e poesia compõem este espetáculo alegre, colorido e contagiante...como o Carnaval!
Classificação indicativa: Livre - Infantil. Duração: 60 minutos
24 de Fevereiro às 14h - Biblioteca Aureliano Leite
25 de Fevereiro às 10h - Biblioteca Amadeu Amaral
25 de Fevereiro às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Grupo Rocambole de Teatro e Música "Micaretinha Rocambole - A festa na floresta "
Grupo Rocambole de Teatro e Música
A Micaretinha Rocambole é um espetáculo cênico musical de brincar para o público infantil, onde os artistas/brincantes conduzem o espetáculo no meio do público. Ao perder o Carnaval, um grupo de amigos resolve fazer um carnaval fora de época e define como tema "a festa na floresta". Eles escolhem o Lobo Guará como anfitrião, pois é um animal solitário e nessa história ele cansa de ser só e decide socializar com os outros bichos. Falar dos animais e seus comportamentos é também olhar para gente. O elenco convida o público a dançar, cantar e criar alguns personagens no decorrer da apresentação e essa participação é livre, brinca quem quer. A ideia da encenação é proporcionar ao público uma experiência artística que transcenda o ato de assistir a um espetáculo e passe a participar da sua realização.
Classificação indicativa: Livre - Infantil. Duração: 60 minutos
21 de Fevereiro às 11h - Biblioteca Mário Schenberg
24 de Fevereiro às 14h - Biblioteca Jayme Cortez (CCJ)
25 de Fevereiro às 14h - Biblioteca Cassiano Ricardo
Roda de Samba
Filosofia de Moleke
O grupo Filosofia de Moleke é formado por jovens sambistas, filhos e herdeiros musicais da Vila Brasilândia. Com uma sonoridade que une tradição e frescor, o coletivo celebra o samba como expressão cultural, resistência e identidade da periferia. Suas apresentações valorizam clássicos do gênero e composições próprias, sempre carregadas de poesia, ritmo e emoção. No palco, o grupo transforma vivências da comunidade em música, criando uma roda de samba envolvente que aproxima gerações e fortalece laços coletivos. Mais do que um grupo musical, o Filosofia de Moleke representa a continuidade de uma história de amor ao samba e à cultura popular, levando ao público a energia e o talento da juventude da Brasilândia.
Classificação indicativa: Livre - Jovem. Duração: 60 minutos
25 de Fevereiro às 14h - Biblioteca Álvares de Azevedo
27 de Fevereiro às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad
28 de Fevereiro às 14h - Ponto de Leitura Praça Bambuzal
Folia Pede Passagem
Trup Trolhas
Uma banda que toca marchinhas de carnaval e um mestre de cerimonial de perna de pau com um megafone encantam o público, convidando-o para dançar e curtir o carnaval. Uma grande festa espetáculo.
Entre uma música e outra, faz-se malabarismo, declamam-se poesias, convidando o público a participar do evento. O grande circo está armado, viver a vida é uma alegria e a folia é a maior ordem do dia.
Classificação indicativa: Livre - Infantil . Duração: 60 minutos
25 de Fevereiro às 10h - Biblioteca Chácara do Castelo
26 de Fevereiro às 14h - Biblioteca Prestes Maia (CCSA)
27 de Fevereiro às 14h - Ponto de Leitura Cidade Ademar
Artes Cênicas
BRINCÂNCIAS CARNAVALESCAS
Cia. Hespérides com Drika Nunes, Sandra Guzmán e músicos
"Drika Nunes e Sandra Guzmán convidam crianças de todas as idades a pular o carnaval o ano inteiro, entrelaçando memória afetiva ao ritmo brincante e vibrante do carnaval brasileiro. Com músicos de primeira qualidade, este espetáculo une música, dança, teatro e contação de histórias para celebrar a cultura brasileira e a infância. Parlendas, cantigas de tradição oral e ritmos carnavalescos (marchinha, frevo, samba, axé, maracatu e funk) são repaginados para uma viagem pelo Brasil, passando pelos quatro elementos: terra, água, fogo e ar. Uma experiência única e inesquecível para crianças e adultos, que celebra a diversidade e a riqueza cultural do país.
Classificação indicativa: Livre - Primeira infância. Duração: 60 minutos
25 de Fevereiro às 09h - Biblioteca Afonso Schmidt
27 de Fevereiro às 14h - Biblioteca Hans Christian Andersen
28 de Fevereiro às 14h - Ponto de Leitura Chácara do Jockey
Quintal Encantado
Fabulinhando
Quintal Encantado é o novo espetáculo teatral da Cia Fabulinhando, que nasce de uma pesquisa em literatura oral por cidades do sertão potiguar. Na dramaturgia, três netos voltam da cidade grande para o quintal de sua avó, no sertão do nordeste brasileiro, na busca por uma botija de ouro que a avó lhes contava que estava escondida pelas matas sertanejas. Nesse retorno ao lugar de origem, os personagens entram no quintal de sua infância e ali revelam, por meio das paisagens do sertão, histórias de encantarias e lendas que foram contadas pela avó.
Classificação indicativa: Livre - Infantil. Duração: 60 minutos
10 de Fevereiro às 14h - Biblioteca José Paulo Paes (CCP)
26 de Fevereiro às 11h- Biblioteca Pedro Nava
28 de Fevereiro às 11h - Biblioteca Anne Frank (CCD)
A Sussuarana na Roda com a Bicharada
Siriema Spuleta Arte e Cultura
A Sussuarana na Roda com a Bicharada ” é uma apresentação lúdica voltada para as infâncias, integrado por um grupo de mulheres que faz roda, brincadeiras e passinhos com histórias e cantigas populares ao som de ritmos percussivos, fantasiadas de bichos da fauna brasileira tendo o encantamento, a imaginação e a alegria marcando a pulsação dessa folia.
Classificação indicativa: Livre - Infantil. Duração: 60 minutos
25 de Fevereiro às 10h- Biblioteca Brito Broca
26 de Fevereiro às 10h - Biblioteca Belmonte
28 de Fevereiro às 11h - Biblioteca Ricardo Ramos
Movimento Vem Brincar Cacuriá
Movimento Vem Brincar Cacuriá
O Movimento Vem Brincar Cacuriá chega ao espaço Ninho trazendo alegria, criatividade e cultura para as infâncias dentro do Festival de Reggae da Zona Norte. Com o tema "Brincadeiras de Raiz", a proposta convida crianças e famílias para uma experiência lúdica e afetiva que une recreação, jogos cooperativos, expressão corporal e vivências artísticas inspiradas na cultura popular. Uma hora de atividades que celebram o brincar livre, o ritmo, o corpo e a imaginação, em sintonia com a energia do reggae e o espírito coletivo do festival.
Classificação indicativa: Livre - Infantil. Duração: 60 minutos
20 de Fevereiro às 10h - Biblioteca Érico Veríssimo
24 de Fevereiro às 14h- Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
25 de Fevereiro às 15h - Biblioteca Roberto Santos
Quiçá
Circo Da Veneta
Em uma atmosfera nostálgica,"Quiçá" nos transporta às memórias afetivas dos circos antigos e mergulha nas questões intrínsecas ao fazer circense. Explorando temas universais como o erro, o acerto e a incerteza,essas questões são trazidas como metáforas de nossa própria jornada na vida. Com números de monociclo,malabarismo, acrobacia, mágica e palhaçaria, os artistas surpreendem o público com suas habilidades e excentricidades. Com momentos de risadas garantidas,"Quiçá" oferece uma experiência circense instigante.
Classificação indicativa: Livre - Infantil. Duração: 60 minutos
20 de Fevereiro às 14h - Biblioteca Thales Castanho de Andrade
21 de Fevereiro às 11h- Biblioteca Clarice Lispector
28 de Fevereiro às 15h - Ponto de Leitura Parque São Rafael
Circo e Folia: Memórias de Carnaval
Cia Gravidade Virtual
Circo e Folia: Memórias de Carnaval é um espetáculo circense que convida o público a viajar no tempo e reviver o Carnaval através das décadas. No picadeiro, números de acrobacia, manipulação de objetos e interação cômica se unem para contar histórias marcadas por cores, ritmos e transformações culturais. Guiados por um carismático Mestre de Cerimônia, os artistas recriam diferentes épocas do Carnaval, celebrando a alegria, a criatividade e a memória coletiva dessa festa que atravessa gerações.
Classificação indicativa: Livre - Infantil. Duração: 60 minutos
21 de Fevereiro às 14h - Ponto de Leitura Parque Piqueri
26 de Fevereiro às 14h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
28 de Fevereiro às 14h- Ponto de Leitura Graciliano Ramos
Culturas populares
Cortejo Afro
Kizomba Pra Preto
"A nossa vertente musical consiste numa apresentação peculiar, que une dança, música e artes visuais e teatro em um mesmo espetáculo, a Rua. Nas apresentações, o grupo ressalta a autenticidade das influências africanas em nossa música, promovendo experiências estéticas e releituras musicais inovadoras. E transmite alto astral através de suas roupas exuberantes, elegantes e sofisticadas, e por meio de coreografias ricas em movimentos ligados à cultura afro. Nossa ideia é levar as comunidades não só no período carnavalesco, nossas tradições e heranças africanas que ajudaram a construir a identidade deste país"
Classificação indicativa: Livre - Jovem. Duração: 60 minutos
20 de Fevereiro às 14h - Biblioteca José Mauro Vasconcelos
25 de Fevereiro às 14h- Biblioteca Raimundo de Menezes
27 de Fevereiro às 14h - Biblioteca Paulo Duarte (CCN)
Intervenção Musical
Litera/BeatBox
Litera/Beatbox
Litera/Beatbox é um projeto de música e literatura voltado ao público infantil e jovem, que une beatbox, flauta e oralidade para criar uma experiência artística e educativa. A proposta transforma a música em ferramenta de leitura, escuta e imaginação, aproximando o público da literatura de forma lúdica, acessível e contemporânea.
Classificação indicativa: Livre - Jovens. Duração: 60 minutos
20 de Fevereiro às 14h - Biblioteca Monteiro Lobato
21 de Fevereiro às 11h- Biblioteca Viriato Corrêa
27 de Fevereiro às 14h - Biblioteca Camila Cerqueira César
CONFIRAM TAMBÉM AS PROGRAMAÇÕES LOCAIS DE FEVEREIRO DAS BIBLIOTECAS CLICANDO AQUI.
Acesse a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas
Confiram outras atividades da programação cultural no Instagram SMBibliotecas
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
