Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Um livro pelo outro: feiras de troca de livro acontecem nas Bibliotecas Mário de Andrade e Álvaro Guerra neste sábado (30)

São Paulo, agosto de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, leva duas feiras de troca de livro no sábado (30), nas bibliotecas Mário de Andrade, no Centro Histórico de São Paulo, e Álvaro Guerra, na zona oeste. A atividade é totalmente livre e gratuita.
As feiras de troca de livros tem como objetivo principal promover a circulação de obras, evitando descartes e disseminando informação, leitura e cultura para todos os interessados. Para participar, é necessário trazer livros em ótimo estado, sem páginas rasgadas, manchas proeminentes ou qualquer avaria ou deformidade que atrapalhe a leitura do material, e não serão aceitos livros técnicos ou acadêmicos.
Não há nenhuma restrição quantitativa: o mesmo número de livros desapegados que você levar para a dinâmica, reverte em novos para a troca, que precisam ser de dentro da seleção participante da feira, separada por cada equipe das bibliotecas. Gêneros literários podem se misturar à vontade, podendo trocar seu livro de fantasia por um novo de romance, ou até o seu livro estrangeiro por algum clássico brasileiro. Então aproveite a ocasião e renove por completo a sua estante!
A primeira feira de troca de livros é a da Biblioteca Álvaro Guerra, no Butantã. Começando às 10h, a atividade acontece na própria área interna da biblioteca, estendendo até às 14h.
Dando sequência à feira de troca de livros da centenária Biblioteca Mário de Andrade, que se inicia às 14h e tem previsão de encerramento às 17h. A atividade acontece no Saguão da Estátua.
- LEIA TAMBÉM: Última semana de agosto conta com cinco feiras de doação de livros na zona norte, oeste e leste de São Paulo
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui
Serviço:
Sábado (30)
Feira de Troca de Livros da Álvaro Guerra
Quando: 30/8 (sábado), das 10h às 14h
Local: Biblioteca Álvaro Guerra – Av. Pedroso de Moraes, 1919 - Pinheiros; CEP - 05419-001
Acesso ao público: Livre
Sobre: Troca de livros de literatura em bom estado. Cada livro dá direito a um outro exemplar correspondente. Livros didáticos e técnicos não são aceitos.
Feira de Troca de Livros da Mário de Andrade
Quando: 30/8 (sábado), das 14h às 17h
Local: Saguão da Estátua da Biblioteca Mário de Andrade – R. da Consolação, 94 - República, São Paulo - SP, 01302-000
Acesso ao público: Livre
Sobre: Troca de livros de literatura em bom estado. Cada livro dá direito a um outro exemplar correspondente. Livros didáticos e técnicos não são aceitos.
Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 54 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2007, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
Escrito por: Enzo Sapio | Revisado por: Suzane Rodrigues
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk