Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Viradinha leva espetáculos de dança, música e teatro nas bibliotecas da cidade

São Paulo, outubro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, promove um final de semana completo e diverso para toda a família, com muitos espetáculos de artes cênicas (teatro e dança) e música neste sábado (4), ao redor das bibliotecas públicas municipais da capital, cuja literatura é o fio condutor: personagens que saem dos livros para o palco, histórias que se transformam em música, poesia que vira corpo e memória que se traduz em circo. Todas as atrações culturais são gratuitas e voltadas às crianças, compondo a programação da Viradinha.
Os clássicos ganham vida na Viradinha das Bibliotecas, como em “Os Três Porquinhos”, encenado pelo Coletivo Paradoxo na Biblioteca Afonso Schmidt (Freguesia/Brasilândia), e na peça “A Menina e o Pássaro Encantado”, de Beatriz Evrard, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima (Pinheiros), inspirada no conto de Rubem Alves. A literatura também aparece na dramaturgia de “Chico Mendes e os Encantos da Mata”, com Filipe Cipó, na Biblioteca Álvaro Guerra (Pinheiros), que traz à cena a memória do ambientalista através de poesia e música. Já a Biblioteca Jayme Cortez (Casa Verde/Cachoeirinha) recebe “Boneco e Brincadeiras”, de Fabi Noronha, espetáculo que convida as crianças a mergulhar em jogos e canções de forma lúdica e interativa.
No universo circense, a programação passeia entre o riso, a poesia e a experimentação. O Grupo Namakaca apresenta “Quebrando a Bacia” na Biblioteca Vinicius de Moraes, em Itaquera, enquanto o Circo da Veneta transforma tropeços em poesia com “Quiçá” na Marcos Rey, no Campo Limpo. A artista Sara Peper cria uma experiência musical e acrobática em “Soniquete” na Biblioteca Prestes Maia, em Santo Amaro, também na zona sul, e Artur Faleiros mistura hip hop e circo em “MCirco” para a zona oeste da cidade, na Biblioteca Anne Frank, em Pinheiros.
Já pela Zona Norte, a palhaça Sinira Antonieta chega com repertório de músicas populares em “Brincadeiras Cantadas” na Biblioteca Thales Castanho, na Freguesia/Brasilândia, enquanto Mizael Alves apresenta “Sorrir e Poematizar” em Pirituba, na Biblioteca Brito Broca, misturando palhaçaria, música e poesia. Pelo Centro, por fim, a Biblioteca Raul Bopp, na Sé, recebe Jorge Zeta com “Viktor e Brutus”, uma fábula contemporânea sobre amizade e superação entre um artista e sua irreverente arara.
Na dança, o destaque da Viradinha é o espetáculo interativo “Figuras Tecidas”, da CRIA Cia. de Dança, que se apresenta na Biblioteca Clarice Lispector, na subprefeitura da Lapa, em que tecidos, música e movimento se entrelaçam para criar narrativas junto ao público. E, na música, a festa fica por conta da banda Gruuvi, que se apresenta no palco externo da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, na Vila Buarque, com o show “Só no Gruuvi”, um repertório dançante que mistura ritmos brasileiros e internacionais em composições cheias de groove.
A programação completa da Viradinha nas Bibliotecas está disponível aqui. Veja a lista de serviços com relação de endereços, acesse a programação completa em viradinhasp.com.br nas Casas de Cultura, Centros Culturais, Praças e outros espaços e monte o seu roteiro do fim de semana!
Escrito por: Enzo Sapio
Serviço:
Viradinha nas Bibliotecas
Quando: 04 de outubro
Classificação: Livre
Ingressos: Gratuitos
Horários e locais múltiplos
Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 51 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez, Paulo Setúbal, Paulo Duarte, Prefeito Prestes Maia e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2005, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk