Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

Quarta-feira, 15 de Outubro de 2025 | Horário: 18:43
Compartilhe:

11ª Reunião Ordinária do CONTER aborda revisão da CBO e apresentação da Plataforma Portal Cate

Encontro reuniu representantes de entidades públicas e privadas para tratar de pautas voltadas às políticas de trabalho, emprego e renda no município de São Paulo

Nesta segunda-feira, 13 de outubro, foi realizada reunião a 11ª Reunião Ordinária do Conter - Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda. Em formato híbrido, o encontro ocorreu na sede do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (SINCOVAGA), na região central da Capital. Participaram representantes do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola, Secretaria Municipal da Fazenda, Secretaria Municipal de Governo, Coordenadoria de Políticas de Emprego e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, FECOMÉRCIO - Federação do Comércio do Estado de São Paulo, Associação Comercial de São Paulo e Secretaria-Executiva do CONTER.

Representando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), estiveram presentes integrantes da Diretoria de Mercado de Trabalho, Gestão do Portal Cate e Departamento de Comunicação, que apresentaram o Portal Cate, ferramenta digital que reúne vagas de emprego e mais de 300 cursos de qualificação profissional, com o objetivo de facilitar o acesso da população às oportunidades de trabalho e capacitação.

Durante o encontro, também foi debatida a revisão da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), além de informes gerais e encaminhamentos sobre as próximas atividades do Conselho.

Funter

O Conter ainda é responsável por orientar e controlar o Funter - Fundo Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, que tem a finalidade de financiar programas, projetos, ações e serviços do Sine - Sistema Nacional de Emprego, ligado ao governo federal, bem como custear as despesas com organização, implementação, manutenção, modernização e gestão deste sistema.

O Fundo Municipal é vinculado e administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio da Coordenadoria do Trabalho, e acompanhado pelo Conter. O Conselho é composto por 12 membros titulares em igual número de representantes dos trabalhadores, dos empregadores e do poder público.

Saiba mais neste link.

collections
Galeria de imagens