Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

Terça-feira, 14 de Outubro de 2025 | Horário: 15:48
Compartilhe:

Artesanato paulistano marca presença no Summit Agenda SP+Verde

Evento pré-Cop 30 terá vitrine de exposição com produções de artesãos e manualistas do Mãos e Mentes Paulistanas

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, levará o trabalho de 20 artesãos e manualistas do Mãos e Mentes Paulistanas ao Summit Agenda SP+Verde que acontece no Parque Villa Lobos entre os dias 04 e 05 de novembro.

A ação é parte dos eventos pré-Cop 30, encontro das Nações Unidas para discutir questões sobre meio ambiente e clima, que acontece no Brasil no mês de novembro, e os artesãos selecionados terão seu trabalho exposto na vitrine de artesanatos e manualidades da Prefeitura de São Paulo, durante o encontro.

Serão selecionados até 20 artesanatos considerando os critérios alinhados aos princípios do Summit Agenda SP+Verde, que valoriza a sustentabilidade, inovação e a economia circular. Os trabalhos enviados serão analisados pela curadoria de produtos do Mãos e Mentes Paulistana e avaliados em aspectos como técnica, segmento de atuação, acabamento, criatividade, design, regionalidade e uso consciente e sustentável das matérias-primas.

Sobre o Summit Agenda SP+Verde

Promovido pelo Governo do Estado, Prefeitura de São Paulo e Universidade de São Paulo (USP), o evento tem o objetivo de promover um amplo debate sobre desenvolvimento sustentável e economia verde.

O evento reunirá público nacional e internacional, com o propósito de gerar cooperação de impacto por meio de diálogos orientados para a ação e da articulação multissetorial em temas como investimentos verdes, justiça climática, resiliência urbana, transição energética e economia circular.

Dessa forma, a participação é uma oportunidade única de divulgar o artesanato paulistano em um cenário de grande visibilidade, promovendo a cultura, a sustentabilidade e o talento artesanal da cidade de São Paulo diante de um público diverso e estratégico.

Condições de Participação

Para participar é preciso ser credenciado no Mãos e Mentes Paulistanas, apresentar confecção de artigo artesanal autoral e sustentável de produção própria e possuir CNPJ em nome próprio ou no quadro societário.

As peças selecionadas deverão ser entregues e retiradas na sede da SMDET, na Rua Líbero Badaró, 425, 12º andar, com datas e horários estabelecidos pela equipe do programa.

Sobre o Mãos e Mentes Paulistanas

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, conta com um programa de apoio ao setor de artesanato e manualidades da Capital, o Mãos e Mentes Paulistanas.

Lançado em 2019 pela Secretaria Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, o Mãos e Mentes Paulistanas oferece oportunidades de comercialização e qualificação empreendedora, com o objetivo de desenvolver o setor do artesanato e manualidades da cidade.

Além de feiras de artesanato em todas as regiões da Capital, a iniciativa conta com oito pontos fixos de venda localizados nos Shoppings Center Norte, Metrô Itaquera, Center 3, Lar Center, Anália Franco, Frei Caneca, Vila Olímpia e SP Market. Todos os participantes são empreendedores manuais da cidade credenciados e qualificados pelo Mãos e Mentes.

Interessados em se credenciar e participar das ações do programa podem se inscrever pelo link.

SERVIÇO

VITRINE DE EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO SUMMIT AGENDA SP+VERDE
Inscrições até 19 de outubro pelo link

Data: 04 e 05 de novembro de 2025
Vagas: até 20 artesanatos

Local: Parque Villa Lobos

collections
Galeria de imagens