Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
Estande da Prefeitura de SP na 14ª Bienal da Arquitetura apresenta ações de fortalecimento à agricultura familiar do programa Sampa+Rural
O programa Sampa+Rural, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), está participando da 14ª Bienal da Arquitetura, que acontece na Oca do Parque do Ibirapuera até o dia 19 de outubro. A iniciativa marca presença no estande da Prefeitura de São Paulo, onde estão sendo apresentados projetos que vêm transformando a cidade e apontando para um futuro mais sustentável.
Dentre as ações exibidas, o programa Sampa+Rural se destaca pelo trabalho realizado na agricultura urbana e periurbana no município. A iniciativa, administrada pela Coordenadoria de Agricultura da SMDET, oferece assistência técnica e extensão rural para mais de 400 agricultores que são atendidos regularmente pela Prefeitura da Capital, com acesso a bioinsumos, empréstimos de maquinários, capacitações, atendimento especializado e muito mais.
Além dos locais atendidos regularmente, a plataforma Sampa+Rural conecta espaços de agricultura, ecoturismo e estabelecimentos que fomentam a produção de base agroecológica paulistana. Ao todo, são mais de 2.500 espaços mapeados. O acesso está disponível pelo endereço: sampamaisrural.prefeitura.sp.gov.br
Iniciativas da Prefeitura de São Paulo que estarão em exibição
Entre os programas e iniciativas que em exibição, estão: Bonde São Paulo (VLT), o Plano Municipal Hidroviário (PlanHidro SP), os programas de retrofit no centro (Requalifica Centro e Subvenção Econômica), a criação e revitalização de parques, a Casa de Cultura Cidade Ademar (iniciativa de arquitetura sustentável, com energia solar e reuso da água), a declaração de utilidade pública de 32 áreas verdes, o Plano de Ação Climática e ações de transporte limpo e eficiente.
A exposição da Prefeitura reúne em um único espaço imagens, sons e projeções que narram a história e os caminhos da transformação urbana de São Paulo. O público é recebido por uma maquete topográfica da cidade, que ganha vida com projeções mapeadas digitalmente para destacar rios, áreas verdes, centralidades e os principais projetos urbanos. Ao mesmo tempo, um vídeo sincronizado com o mapa exposto conta como a cidade se organiza e se prepara para enfrentar os desafios climáticos e seus projetos.
Sobre a 14ª Bienal de Arquitetura de São Paulo
A 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (BIAsp) acontece de 18 de setembro a 19 de outubro de 2025, no Pavilhão da Oca, no Parque Ibirapuera. Organizada pelo Departamento de São Paulo do Instituto de Arquitetos do Brasil (IABsp), a mostra retorna ao espaço após uma década de edições descentralizadas. A visitação é gratuita e será aberta de terça a domingo, das 10h às 20h.
Nesta edição, a Bienal foca no papel da arquitetura para enfrentar a emergência climática e os desafios da vida urbana contemporânea. Por meio do tema "Extremos", propõe um debate sobre como a produção do ambiente construído pode ajudar a reverter o aquecimento global.
Clique para saber mais: www.bienaldearquitetura.org.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk