Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
Horta Modelo do programa Sampa+Rural completa um ano fortalecendo a agricultura paulistana
A Horta da Cidade completa nesta quarta–feira, 10 de dezembro, um ano de sua inauguração. O espaço modelo é uma iniciativa da Prefeitura de São aulo, por meio do programa Sampa+Rural, que fortalece e amplia a agricultura na capital paulista. Com cerca de 2,1 mil m², o espaço é utilizado para capacitações na área da agroecologia e para conscientizar a população sobre segurança alimentar e consumo de alimentos saudáveis.
Ao longo de seu primeiro ano de funcionamento, a horta também foi responsável por destinar mais d 3,7 toneladas de alimentos saudáveis para grupos que apoiam a população em situação de vulnerabilidade. A média foi de sete entregas por mês, que beneficiaram 17 entidades sociais.
A produção do local é composta por uma variedade de cultivos, que vão de hortaliças, plantas alimentícias não convencionais (PANCs), ervas medicinais, aromáticas, frutas, legumes até verduras. Ao todo, são mais de 120 alimentos produzidos pela Horta da Cidade.
Além de fortalecer a produção de alimentos saudáveis, o espaço também gera oportunidade, renda e capacitação aos beneficiários do POT (Programa Operação Trabalho). Participantes da frente de trabalho Agricultura auxiliam o manejo, colheita e plantio dos cultivos produzidos. O local também serviu para a formação de 600 Mães Guardiãs da Alimentação Escolar (GAEs) no mês de outubro, beneficiárias que atuam na rede municipal de ensino em hortas pedagógicas.
“No centro de São Paulo, um espaço verde e que é responsável por gerar conhecimento, capacitação e renda a diversas pessoas. Comemorar o primeiro aniversário da Horta da Cidade é um marco importante de como avançamos e continuaremos avançar em temas importantes, como formação profissional, alimentação saudável e uma São Paulo mais verde”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart.
A visitação do espaço é permitida ao público de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Os interessados devem agendar horário pela plataforma Sampa+Rural, disponível no endereço sampamaisrural.prefeitura.sp.gov.br/contato.
Sobre o Programa Sampa+Rural
O Programa Sampa+Rural prevê ações que visam expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural na Cidade de São Paulo. O objetivo do programa é fortalecer os locais de agricultura já existentes, mas também incentivar e viabilizar a construção de novos espaços de cultivo em todas as regiões do município.
A Coordenadoria de Agricultura, responsável pelo programa, conta com três CAEs - Casas de Agricultura Ecológica nas zonas Sul, Leste e Norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região central, oeste e sul em sua porção urbana.
Além disso, a iniciativa conta com três Unidades de Bionsumos, localizadas em Parelheiros, José Bonifácio e Vila dos Andrades, que produzem, capacitam e oferecem biofertilizantes e compostos orgânicos úteis na proteção de plantios, controle de pragas, fortificação de solo e muito mais. Saiba mais sobre o trabalho da Coordenadoria de Agricultura da Prefeitura de São Paulo clicando aqui ou siga no Instagram @agriculturaprefsp.
Serviço
Horta da Cidade - Câmara Municipal de São Paulo
Funcionamento: segunda à sexta-feira, das 8h às 16h
Agendamento: sampamaisrural.prefeitura.sp.gov.br
Endereço: Rua Santo Amaro, nº 46 - Laje - Cobertura da Garagem da Bandeira
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
