Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025 | Horário: 17:20
Compartilhe:

Hortas pedagógicas da Capital contarão com o apoio de mais 325 mulheres

Cerca de 2.800 mães compõem o Programa Operação Trabalho da Prefeitura de São Paulo, atuando na rede municipal de ensino com atividades em espaços de cultivo de alimentos e na busca ativa a fim de evitar a evasão escolar. Nova chamada ocorre nos dias 17 e 18 de novembro, no Cate Central.


 

Novas mães e mulheres da comunidade escolar, em breve, irão compor as equipes que dão suporte aos estudantes da rede municipal de ensino. O Programa Operação Trabalho – POT Mães Guardiãs vai ganhar reforço com a chegada de mais 325 beneficiárias, que devem apresentar documentos que comprovem o perfil para integrar o quadro. A lista das pré-selecionadas está disponível para verificação no Portal Cate e a convocação faz parte do processo iniciado em fevereiro deste ano, quando as interessadas na iniciativa fizeram a inscrição. É necessário conferir o nome completo, documento e se dirigir ao Cate Central, avenida Rio Branco, 252, na data e horário indicados, entre os dias 17 e 18 de novembro, das 9h às 16h.   

As participantes precisam ter idade entre 18 e 59 anos, ser moradoras da Capital, estar desempregadas há seis meses e não estar recebendo neste momento o seguro-desemprego. Outras exigências são renda familiar de até meio salário-mínimo por pessoa da família e ter filho matriculado na rede municipal de ensino ou pertencer à comunidade escolar, como avós, cuidadoras e responsáveis legais pelos bebês, crianças e adolescentes matriculados. Também serão analisados a escolaridade a partir do ensino fundamental incompleto, comprovantes de vacinação contra Covid-19, entre outros documentos.  

As mulheres atuarão no projeto pelo período de um ano, com possibilidade de renovação por mais seis meses, totalizando 18 meses. As beneficiárias que passarem na seleção irão atuar em equipamentos como EMEIs, Emef e Ciejas distribuídos em 13 Diretorias Regionais de Educação na Capital, num raio de dois quilômetros entre a residência e o local das atividades.  

A nova turma vai receber capacitação on-line pelo Portal do Cate, Centros POT e também apoio na formação em temáticas ligadas à área pela Secretaria Municipal de Educação. 

 

POT Mães Guardiãs 

Com cerca de 2.800 mulheres no programa, as beneficiárias atuam na rede municipal de ensino em atividades de melhoria de convivência escolar, busca ativa para evitar a evasão escolar e junto a hortas pedagógicas. As participantes contam com bolsa auxílio no valor de R$ 1.593,90 e desempenham atividades de segunda a sexta-feira, com carga horária de 30 horas semanais, sendo seis por dia.  

A iniciativa realizada pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e de Educação teve início em 2021, durante a volta às aulas na rede municipal de ensino, na fase crítica da pandemia, com o objetivo de garantir a aplicação dos protocolos de saúde aos alunos. No POT Mães Guardiãs da Alimentação Escolar as beneficiárias irão atuar no apoio das atividades escolares nas hortas mantidas pelas unidades, contribuindo com a conscientização dos alunos sobre problemas ambientais, questões de sustentabilidade, além de melhoria de hábitos alimentares saudáveis. Elas também atuarão na disseminação de uma cultura de paz e não violência, acolhimento dos estudantes e estreitamento de laços entre unidades escolares e comunidades. 

 

Serviço 
 
Convocação de pré-selecionadas do POT Mães Guardiãs (Guardiãs da Alimentação Escolar), As candidatas também receberão contatos via SMS e email. 

Lista de pré-selecionadas no Portal Cate  

Confira também neste link

 

Local: Cate Central 

Avenida Rio Branco, 252 – Centro 

Dia: 17 e 18 de novembro de 2025 

Horário: 9h às 16h 

 

Documentos obrigatórios com cópia simples: 

  • RG 
  • CPF 
  • Carteira de trabalho 
  • Comprovante de Residência  

Perfil: 

  • Ser mãe de aluno matriculado na Rede Municipal de Ensino ou da comunidade escolar 
  • Ter entre 18 e 59 anos 
  • Residir na cidade de São Paulo 
  • Desempregada há seis meses e não estar recebendo seguro-desemprego, FGTS, entre outros 
  • Ter renda familiar de até meio salário-mínimo para pessoas que vivem sozinhas e um salário-mínimo per capita para famílias 

collections
Galeria de imagens