Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024 | Horário: 13:05
Compartilhe:

Nova unidade do Avança Tech Freguesia do Ó é inaugurada pela Prefeitura de São Paulo

Prefeito Ricardo Nunes visitou o espaço nesta sexta-feira (13) e interagiu com os alunos da primeira turma a ser capacitada pelo programa na unidade

Nesta sexta-feira, 13 de dezembro, o Prefeito Ricardo Nunes realizou a inauguração oficial da unidade Freguesia do Ó do programa Avança Tech, iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho que oferece cursos na área de programação e desenvolvimento tecnológico nas modalidades presencial e EAD. A unidade estava em funcionamento piloto desde o início de novembro e conta com duas turmas nos períodos da manhã e noite.

O Avança Tech é um programa multisetorial desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, cujo objetivo é fortalecer o setor de tecnologia, promovendo capacitação profissional, aumento da empregabilidade, impulsionamento do ecossistema de startups e pequenos empreendedores, atração e retenção de empresas de base tecnológica e melhoria do ambiente de negócios. A iniciativa conta com o apoio operacional da Fundação Paulistana de Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Governo.

Esta é a quinta unidade que passa a receber cursos do Avança Tech, que conta com polos nos distritos Cidade Tiradentes, Jaraguá, Vila Maria e Interlagos.

“A área de tecnologia é uma das que mais empregam atualmente no nosso país, e ainda assim sobram vagas por falta de profissionais preparados e qualificados para exercer determinadas funções. O papel do Avança Tech é treinar e capacitar jovens e adultos engajados em atuar neste setor, que emprega mais de 200 mil pessoas somente na Capital”, comentou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Eunice Prudente.

Unidade CEU Freguesia do Ó

O espaço foi remodelado e totalmente reformado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, recebendo novas cadeiras, mesas, sistema de iluminação e 30 notebooks para serem usados nas aulas.

A nova unidade passou a receber os cursos de Programação BackEnd JAVA e Programação .NET, disponíveis em dois turnos manhã e noite, cada um com capacidade de até 30 alunos. A qualificação é de 120 horas, desenvolvidas em aproximadamente 45 dias em formado exclusivamente presencial.

Além do Polo Freguesia do Ó, O Avança Tech conta com outras 5 unidades presenciais, localizadas em Cidade Tiradentes, Interlagos, Parque Novo Mundo (Vila Maria), Carrão e Jaraguá. Ao todo, o programa oferece qualificação nas áreas Back End PHP e Desenvolvedor React, além do módulo introdutório em programação EAD.

Cursos disponíveis na unidade:

Desenvolvedor Back End JAVA – Qualificação em linguagem Java, desenvolvimento de aplicações robustas e escaláveis no lado do servidor, integração com bancos de dados, segurança, testes, boas práticas de desenvolvimento e preparação para o mercado de trabalho. O foco é formar desenvolvedores back-end Java competentes e preparados para desafios na indústria de software.

Desenvolvedor Back End. NET – Qualificação voltada a técnicas fundamentais para o desenvolvimento de software back-end usando a plataforma .NET. Isso envolve aprofundamento na linguagem .NET, práticas para criar aplicações escaláveis, habilidades de integração com bancos de dados, implementação de medidas de segurança, estratégias de teste e práticas colaborativas de desenvolvimento. Com o objetivo final de preparar os alunos para ingressar no mercado como desenvolvedores back-end .NET, garantindo que estejam aptos a enfrentar os desafios do mundo do trabalho tecnológico.

Para se inscrever nos cursos do Avança Tech, o interessado deve ter no mínimo 16 anos e ensino fundamental completo. A inscrição pode ser realizada no site avancatech.prefeitura.sp.gov.br, onde o candidato deve concluir um módulo EAD de introdução à TI com base no Sistema de Programação, que serve de pontapé inicial para assuntos mais complexos que serão abordados nas aulas presenciais.

Caso o candidato possua conhecimentos em tecnologia, é possível realizar um exame de proficiência, e em caso de aproveitamento superior a 75%, o aluno poderá ingressar diretamente nos módulos presenciais. A próxima turma da Freguesia do Ó iniciará no mês de fevereiro de 2025.

Sobre o Avança Tech

Programa multisetorial desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, cujo objetivo é fortalecer o setor de tecnologia, promovendo capacitação profissional, aumento da empregabilidade, impulsionamento do ecossistema de startups e pequenos empreendedores, atração e retenção de empresas de base tecnológica e melhoria do ambiente de negócios.

Na plataforma, o usuário tem acesso a uma gama de cursos vocacionados ao setor de tecnologia, vagas de emprego, notícias sobre tendências e novidades do setor, além de receber em primeira mão as iniciativas da Prefeitura de São Paulo para a área. A iniciativa conta com o apoio operacional da Fundação Paulistana de Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Governo. Acesse e conheça clicando aqui.

collections
Galeria de imagens