Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
Observatório da Gastronomia participa de evento que destaca a atuação do delivery no desenvolvimento econômico no país
O Observatório da Gastronomia, colegiado vinculado à Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), esteve presente no iFood Move, maior evento da empresa voltado ao setor de alimentação e tecnologia. A edição do evento, que ocorreu na São Paulo Expo nos dias 5 e 6 de agosto, reuniu empreendedores, especialistas, executivos, chefs e profissionais para discutir o futuro do setor alimentício.
A programação contou com mais de 70 horas de conteúdo, seis palcos simultâneos e uma área de exposição destinada a grandes marcas do setor. Um dos destaques do evento foi a importância da participação do delivery no desenvolvimento econômico e na geração de renda de estabelecimentos comerciais e entregadores.
Segundo dados apresentados pelo CEO do iFood Pago, Bruno Henriques, na abertura do evento, o setor de alimentação cresceu 5,6%. Ele também destacou a construção de parcerias estratégicas para o fortalecimento do ecossistema de alimentação no país.
Somente na Capital paulista são mais de 30 mil estabelecimentos gastronômicos formais, sendo 10,1 mil restaurantes e 11,5 mil lanchonetes. Além disso, são mais de 2,8 mil estabelecimentos formais destinados a fornecimento de alimentos para empresas e consumo domiciliar.
Os dados são do estudo “O Trabalho na Gastronomia do Município de São Paulo”, realizado pelo Observatório do Trabalho em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Sobre o Observatório da Gastronomia
O Observatório da Gastronomia é um espaço de articulação direcionado ao fortalecimento da cadeia da alimentação e da gastronomia. Trabalhando em conjunto com todos aqueles que atuam nesse setor, o Observatório visa potencializar os aspectos ligados à economia, cultura, segurança alimentar e sustentabilidade.
Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, conta com a participação de órgãos e instituições municipais, associações, cooperativas, ONGs, instituições de ensino, sindicatos, chefs de cozinha, bares, restaurantes, empresas do setor de alimentação e de distribuição, comida de rua e produtores agrícolas.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk