Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
Prefeitura de São Paulo realiza a formatura da 6ª edição do Programa Qualifica Já
A Prefeitura de São Paulo realizou nesta terça-feira, 9 de dezembro, a formatura da 6ª edição do programa Qualifica Já, iniciativa voltada à qualificação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social no setor da construção civil, em técnicas de pintura. O evento ocorreu no Centro de Acolhida Especial para Famílias Victory, na região central, e celebrou a conclusão do curso de 20 alunos, integrantes do POT - Programa Operação Trabalho. Desde a primeira edição, foram 89 formandos.
O Qualifica Já é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), e tem como objetivo ampliar as oportunidades de empregabilidade por meio de cursos gratuitos focados em habilidades práticas e teóricas. Nesta edição, os alunos passaram por 100 horas de formação na área de pintura, com aulas teóricas e práticas ministradas entre novembro e dezembro.
A capacitação contou ainda com o apoio da ACSP - Associação Comercial de São Paulo e do SINCOMACO - Sindicato Empresarial do Comércio Atacadista e da Distribuição de Material de Construção, Material Elétrico e Energia Elétrica e patrocínio da patrocínio Sherwin Williams, no fornecimento de materiais.
Durante o curso, os participantes tiveram acesso a conteúdo essenciais da construção civil, fortalecendo o caminho para sua reinserção no mercado de trabalho. A perspectiva é que os alunos recém-formados sejam encaminhados para vagas ofertadas por empresas parceiras do setor, ampliando suas chances de inserção no mercado de trabalho.
Programa Operação Trabalho
O POT é um programa que auxilia pessoas em vulnerabilidade social a serem inseridas no mercado de trabalho. Oferece cursos de qualificação profissional para que os beneficiários possam obter fontes de renda. Atualmente, são 12,5 mil beneficiários, distribuídos em 14 projetos, que contam com uma bolsa que varia entre R$ 1.062,54 - 20 horas semanais, 4 horas diárias, e R$ 1.593,90 - 30 horas semanais, 6 horas por dia. Entre as ocupações em frentes de trabalho estão zeladoria, manutenção e apoio administrativo, ações de busca ativa na rede municipal de ensino, montagem de mosaicos em áreas públicas, entre outros.
Para participar é necessário seguir critérios como ter mais de 18 anos, morar na cidade de São Paulo, estar desempregado há mais de quatro meses e não receber benefícios como seguro-desemprego, FGTS, entre outros. A renda familiar permitida é de até meio salário-mínimo por pessoa da família.
O programa conta com 12 Centros POT na Capital, espaços de formação profissional com equipe técnica multidisciplinar e infraestrutura como cozinhas experimentais, salas de atividades como informática, corte e costura, beleza, entre outros.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
