Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
Prefeitura de São Paulo realiza mais de 300 atendimentos a propriedades rurais paulistanas em julho
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), por meio do programa Sampa+Rural, realizou 326 atendimentos em unidades de produção rural na cidade de São Paulo no mês de julho de 2025. No período, 27 novos locais passaram a receber os serviços de apoio à agricultura por meio das ações que integram as políticas de atendimento da Coordenadoria de Agricultura do município.
A iniciativa oferece assistência técnica e extensão rural para agricultores familiares e comerciais na cidade de São Paulo, além de acesso a tecnologias sustentáveis, como bio insumos, adubação de solo com insumos secos e muito mais.
De janeiro a julho de 2025 foram realizadas mais de 1,7 mil visitas técnicas. 1.094 desses atendimentos se concentraram na zonal sul, 300 na zona leste e 363 na zona norte, centro, oeste e sul urbano – área de atendimento da Casa de Agricultura Ecológica – CAE Norte, responsável pela região.
Entre os serviços realizados durante os atendimentos estão:
- Visitas técnicas dos extensionistas do programa;
- Uso de maquinários, como tobatas, tratoritos e triturador de poda;
- Entrega de insumos, como corretivos de solo, adubação verde e bioinsumos demonstrativos;
- Análise de solo, análise de potabilidade de água e outras análises laboratoriais de acordo com a complexidade do local de agricultura;
- Orientação para a transição agroecológica e certificação orgânica;
- Apoio à regularização documental;
- Entregas de mudas;
- Construção dos Planos Regenerativos para estruturação de longo prazo dos locais de agricultura.
O trabalho realizado pelos técnicos e extensionistas do programa são de base agroecológica, ou seja, sem o uso de defensivos biológicos. Além disso, a equipe do Sampa+Rural recomenda que as propriedades que utilizam defensivos convencionais a testarem as tecnologias sustentáveis para transição agroecológica.
Como ser atendido
O programa Sampa+Rural conta com três CAEs localizadas nas zonas sul, leste e norte, oferecendo atendimento especializado aos agricultores paulistanos. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.
Para ser atendido, o produtor pode visitar a CAE mais próxima de sua propriedade, ou enviar uma mensagem por meio da plataforma Sampa+Rural, disponível aqui. Confira os endereços:
Casa de Agricultura Ecológica da Zona Sul
Endereço: Estrada Ecoturística de Parelheiros, 5252 - Jardim dos Álamos - Parelheiros (dentro da subprefeitura de Parelheiros)
Casa de Agricultura Ecológica da Zona Leste
Endereço: Rua Major Vitorino de Souza Rocha, 146 - Vila Teresinha - São Paulo (Subdistrito José Bonifácio)
Casa de Agricultura Ecológica da Zona Norte, Centro-Oeste
Endereço: Av. João Marcelino Branco, 95 - Vila dos Andrades (Subprefeitura Freguesia / Brasilândia).
Sobre o Programa Sampa+Rural
O Programa Sampa+Rural prevê ações que visam expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural na Cidade de São Paulo. O objetivo do programa é fortalecer os locais de agricultura já existentes, mas também incentivar e viabilizar a construção de novos espaços de cultivo em todas as regiões do município.
A Coordenadoria de Agricultura, responsável pelo programa, conta com três CAEs - Casas de Agricultura Ecológica nas zonas Sul, Leste e Norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região central, oeste e sul em sua porção urbana.
Além disso, a iniciativa conta com três Unidades de Bionsumos, localizadas em Parelheiros, José Bonifácio e Vila dos Andrades, que produzem, capacitam e oferecem biofertilizantes e compostos orgânicos úteis na proteção de plantios, controle de pragas, fortificação de solo e muito mais. Saiba mais sobre o trabalho da Coordenadoria de Agricultura da Prefeitura de São Paulo clicando aqui ou siga no Instagram @agriculturaprefsp.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk