Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

Segunda-feira, 29 de Setembro de 2025 | Horário: 14:01
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo requalifica e entrega estufa escola de ornamentais na Vila Prudente

Equipamento é o quinto reformado pelo programa Sampa+Rural e passa a integrar a rede de estufas vinculadas à gestão municipal

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), entregou nesta segunda-feira, 29 de setembro, a requalificação da Estufa Escola da Vila Prudente. O equipamento, localizado no interior da subprefeitura da região, é voltado para o cultivo de orquídeas e plantas ornamentais, sendo revitalizado pelo programa Sampa+Rural. 

“Estamos muito felizes em poder contribuir com um espaço tão importante para a preservação e cultivo de plantas ornamentais bem no meio urbano da Capital. O Orquidário da Vila Prudente é parte do programa Sampa+Rural, tendo ainda mais força e estrutura para dar continuidade neste trabalho fundamental para a conscientização e compartilhamento de saberes sobre orquídeas”, comentou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart. 

A reforma do espaço foi feita por meio do Plano Regenerativo do programa Sampa+Rural. Foram realizadas a troca de filmes agrícolas, reparos estruturais e parte da marcenaria da estufa, processo que contou com o apoio da Subprefeitura de Vila Prudente. Ao todo, cerca de R$ 6 mil em materiais e mão de obra foram investidos no espaço, que é mantido voluntariamente pelo horticultor Roberto Kayser. 

A estufa da Vila Prudente é a quinta requalificação entregue pelo programa Sampa+Rural. As outras quatro estão localizadas na Mooca, Parelheiros, Vila Nova Cachoeirinha e Jabaquara. Os espaços contam com o apoio da Prefeitura de São Paulo para serem um ponto de encontro para visitantes de todas as idades para ações de capacitação sobre alimentação saudável, agroecologia, agricultura e origem dos alimentos, além de receber visitantes interessados em aprender sobre o plantio e cultivo da agroecologia.

A visitação é gratuita mediante agendamento. Para mais informações, basta entrar em contato por meio do endereço: sampamaisrural.prefeitura.sp.gov.br/
 

Sobre o Programa Sampa+Rural

O Programa Sampa+Rural prevê ações que visam expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural na Cidade de São Paulo. O objetivo do programa é fortalecer os locais de agricultura já existentes, mas também incentivar e viabilizar a construção de novos espaços de cultivo em todas as regiões do município. A Coordenadoria de Agricultura, responsável pelo programa, conta com três CAEs - Casas de Agricultura Ecológica nas zonas Sul, Leste e Norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região central, oeste e sul em sua porção urbana.

Além disso, a iniciativa conta com três Unidades de Bionsumos, localizadas em Parelheiros, José Bonifácio e Vila dos Andrades, que produzem, capacitam e oferecem  biofertilizantes e compostos  orgânicos úteis na proteção de plantios, controle de pragas, fortificação de solo e muito mais. Saiba mais sobre o trabalho da Coordenadoria de Agricultura da Prefeitura de São Paulo clicando aqui ou siga no Instagram @agriculturaprefsp.

collections
Galeria de imagens