Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

Sexta-feira, 22 de Agosto de 2025 | Horário: 19:00
Compartilhe:

Prefeitura de SP recebe delegação da Dinamarca para apresentar os principais programas da cidade

Durante uma semana, a delegação conheceu as principais iniciativas de empregabilidade, empreendedorismo, agricultura e cooperativismo


 

A Prefeitura de São Paulo recebeu, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Relações Internacionais e a Secretaria Executiva de Limpeza Urbana, a comitiva de Copenhague, na Dinamarca. A ação é resultado de uma parceria firmada entre as cidades no início do ano para promover o desenvolvimento econômico e sustentável da capital.

Na última semana, a equipe conheceu diversas ações da Prefeitura voltadas a empregos verdes e sustentabilidade, compartilhando conhecimento e experiências. A agenda finalizou com uma reunião para fazer um balanço geral e troca de aprendizados para ampliar o setor verde da capital.

“A importância de trazer a Comissão Dinamarquesa até a cidade de São Paulo serve para que a parceria que foi firmada no início do ano, ganhe força e uma nova perspectiva com a ida dos representantes aos programas operados pela Prefeitura, para conhecer de perto como são operados trazendo assim novas perspectivas e formas de impulsionar uma nova metodologia de trabalho" afirma o secretário de Desenvolvimento e Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart.

A agenda iniciou na segunda-feira (18) com a ida ao Centro Programa Operação Trabalho (POT), onde os participantes conheceram de perto a política pública de suporte e apoio ao trabalhador desempregado e de de baixa renda, que promove a qualificação profissional, bem como a sua reinserção no mercado de trabalho. 

Seguindo com visita à Horta da Câmara Municipal, a delegação conheceu de perto um dos espaços atendidos pelo Sampa+Rural, programa de apoio à agricultura que conta mais de 4.000 locais mapeados em sua plataforma.

Os representantes visitaram também cooperativas de reciclagem no Centro e na Zona Sul da Capital, para conhecer o cooperativismo paulistano e suas formas de empregabilidade, suporte técnico e gestão de cooperados. Por meio do programa SP Coopera, são mais de 1.500 trabalhadores e 60 cooperativas apoiadas.

No Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate), a comitiva pode acompanhar o sistema de empregabilidade do programa, que atende 1 milhão de pessoas anualmente, oferecendo vagas de emprego, conectando o trabalhador e a empresa. O grupo conheceu também como funciona o seu sistema operacional, site e mutirões como o Contrata SP.

A SP Negócios, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, fez uma apresentação para a comitiva. Foram apresentados os resultados de um levantamento com empresas paulistanas, que revelou o nível de engajamento com a pauta verde, as ações ambientais já adotadas e a percepção sobre certificações e incentivos voltados à economia sustentável. A São Paulo Negócios é uma organização social que atende empresas que pretendem investir ou expandir os seus negócios na cidade, além de apoiar exportadores e promover projetos prioritários definidos pelo município.

Já durante sua visita no Hub Green Sampa, equipamento gerenciado pela Ade Sampa, foi discutido como funciona o centro que é a sede do programa de aceleração e espaço de residência de startups verdes, dedicado totalmente a apoiar as ideias verdes da capital, gerando apoio, financiamento e suporte. No local, também são realizados eventos e reuniões, além de funcionar um coworking e um estúdio para gravação de podcasts totalmente gratuitos.

Ao final da semana,  por meio do compartilhamento de experiências entre a delegação de Copenhague e a equipe técnica da SMDET, foram discutidas estratégias para a implementação e ampliação desses programas sustentáveis, a fim de fomentar a geração de empregos verdes e qualificação dos munícipes para atuar em setores com práticas sustentáveis. 

Essa iniciativa integra a Cooperação Setorial Estratégica São Paulo e Copenhague, esse projeto bilateral que promove o intercâmbio de experiências e boas práticas dentro de uma Agenda Sustentável, abrangendo adaptação climática, manejo de resíduos, eficiência energética e empregos verdes. 

 

collections
Galeria de imagens