Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
Prefeitura divulga balanço do SP Coopera na semana nacional do cooperativismo
Na Semana do Cooperativismo, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), traz um balanço do programa SP Coopera que promove o desenvolvimento de cooperativas, cooperados e empreendimentos coletivos do setor de reciclagem.
O programa, que conta com mais de 1.500 trabalhadores, teve um grande investimento da Prefeitura de São Paulo para oferecer acompanhamento técnico em todas as cooperativas, apoio de especialistas, mapeamento e regularização de espaços públicos e ações de promoção de saúde e bem estar.
“Durante todos esses anos, o SP Coopera, vem trazendo uma nova forma de sustentabilidade na cidade, por meio da reciclagem, são mais de 60 cooperativas impulsionando o setor, gerando renda e emprego em diversas zonas espalhadas, aumentando a produtividade local", declara o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart.
Em um ano de suporte do SP Coopera, a renda dos cooperados triplicou, além do aumento de 50% das cooperativas habilitadas, foram mais de 33.182 toneladas de materiais recuperados. Mais de 81% do faturamento das cooperativas vem das vendas de materiais recicláveis. O programa vem levando a coleta seletiva a grandes eventos da capital, como Carnaval, Virada Cultural, Virada Sustentável e Parada LGBTQIAPN+.
Muitas das organizações estão localizadas em áreas de alta vulnerabilidade. A metodologia do programa SP Coopera para impulsionar o cooperativismo usa uma metáfora para guiar suas ações. O objetivo é que as cooperativas, durante a fase de incubação, fiquem mais fortes e, depois, consigam tocar seus próprios negócios de forma autônoma. Para isso, elas buscam se aprimorar e se capacitar constantemente.
O objetivo do programa para os próximos anos é aumentar o número de vagas destinadas às cooperativas, além de ampliar a atuação e os tipos de serviços ou produtos que podem ser oferecidos por elas.
Outro ponto importante é a diversificação das fontes de apoio, procurando novas parcerias. O programa também visa promover a inovação e a sustentabilidade nas práticas cooperativistas, e garantir a inclusão e a equidade no acesso às oportunidades para diferentes tipos e tamanhos de cooperativas.
Todo suporte ofertado pelo SP Coopera durante o último, foi detalhado em um livro de balanço do programa elaborado em parceria com a Fesp - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
Confira a publicação clicando aqui
Por: Sabrina Barbosa
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk