Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

Terça-feira, 22 de Julho de 2025 | Horário: 17:24
Compartilhe:

Prefeitura realiza formatura de beneficiários do POT e desfile com produção de integrantes do programa

Mais de 300 participantes da iniciativa receberam seus certificados nesta terça-feira (22). A cerimônia contou com a integração do Fashion Sampa, iniciativa voltada ao fomento da moda na Capital

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho promoveu, nesta terça-feira, 22 de julho, a formatura de mais de 300 beneficiários do POT. Entre os projetos que contaram com a entrega de certificados aos participantes estão Zeladores de Quarteirão, Praças Mais Cuidadas, Zeladores de Parque da Cidade e Mães Guardiãs. A cerimônia foi realizada no Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro.

Os formandos foram capacitados em áreas como barbearia, corte e costura, culinária, informática, telemarketing e mais. Durante a cerimônia, também ocorreu um desfile de moda produzido pelos formandos dos cursos de costura, com styling pelo Fashion Sampa, iniciativa da SMDET que já capacitou mais de duas mil pessoas desde 2019. 

“A formatura marca um encerramento importante na vida desses beneficiários, além do início de novas possibilidades e oportunidades de emprego. O POT desempenha um papel crucial na cidade de São Paulo, ao promover a capacitação de pessoas em vulnerabilidade social, para que sejam inseridos no mercado de trabalho”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart.

A formatura reforça o compromisso da Prefeitura em promover políticas públicas que valorizam a qualificação e inclusão para os paulistanos.

Programa Operação Trabalho – POT

O programa da Prefeitura de São Paulo é voltado à população em vulnerabilidade social, visando estimulá-la à busca de ocupação, bem como a sua reinserção no mercado de trabalho. Atualmente, são mais de 14 mil beneficiários, distribuídos em 15 projetos, que contam com uma bolsa que varia entre R$1.062,54 (20 horas semanais) a R$1.593,90 (30 horas semanais). Entre as ocupações em frentes de trabalho estão zeladoria, manutenção e apoio administrativo, ações de busca ativa na rede municipal de ensino, entre outros.

Para participar é necessário seguir critérios como ter mais de 18 anos, morar na cidade de São Paulo, estar desempregado há mais de quatro meses e não receber benefícios como seguro-desemprego, FGTS, entre outros. A renda familiar permitida é de até meio salário-mínimo por pessoa da família.

Fashion Sampa

O Fashion Sampa é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), que visa fortalecer e impulsionar o setor da moda na capital. Criado em 2019, o programa atua em três frentes principais:

  • Empreendedorismo: oferece apoio à formalização e gestão de negócios na moda, incentivando a criação e consolidação de novos empreendimentos;

  • Qualificação profissional: promove cursos e capacitações para desenvolver talentos e aumentar a empregabilidade;

  • Inclusão produtiva: insere pessoas em situação de vulnerabilidade na cadeia produtiva da moda, gerando renda e oportunidades.

Com foco na inovação, sustentabilidade e diversidade, o Fashion Sampa busca transformar a moda em um motor de desenvolvimento econômico e inclusão social na cidade de São Paulo.

collections
Galeria de imagens