Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

Quinta-feira, 6 de Novembro de 2025 | Horário: 19:35
Compartilhe:

Trancistas ganham impulso com reconhecimento da profissão

A Prefeitura de São Paulo oferta cursos para pessoas em vulnerabilidade social na área, pelo programa POT. O Portal Cate também possui formação básica gratuita na plataforma, assim como orientações pela rede Teia.


 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, amplia as oportunidades de geração de renda e autonomia profissional na Capital, destacando-se especialmente as iniciativas destinadas ao universo da trança afro. O público tem acesso à formação gratuita no Portal Cate, em curso e dicas para iniciantes. Já no POT - Programa Operação Trabalho, os participantes, que compõe o grupo em vulnerabilidade social, tem a possibilidade de cursar a técnica na grade de qualificação para geração de renda.

Para acompanhar essa realidade e estruturá-la com políticas públicas, a SMDET também disponibiliza aos interessados no setor da beleza, os espaços colaborativos Teia, que periodicamente têm em sua programação especialista que fazem palestras e workshops sobre o tema. O Teia, mantido pela Ade Sampa, ainda possibilita a consulta de analistas de negócios para começar a empreender no segmento. Todo o suporte é oferecido sem custos para os participantes.

 

Plataforma on-line

O Portal Cate, plataforma com mais de 300 cursos gratuitos, também ensina a técnica da trança por meio de tutoriais, fomentando o conhecimento e a valorização do trançado como profissão. No material disponível no portal a especialista, Débora Amâncio, conta um pouco de sua evolução na carreira e dá dicas de como se tornar profissional na área, além de indicar matérias e como começar a fazer as primeiras tranças. “Desde muito pequena. As tranças fazem parte do cotidiano da maioria das meninas com cabelo afro, e na minha casa não foi diferente. Era separado um dia na semana em que minha mãe lavava, tratava e trançava nossos cabelos. Com o tempo deixei meu emprego e fui buscar especialização em cursos para cabeleireiro para me profissionalizar”, comenta.

 

Formação para todos os públicos

O POT - Programa Operação Trabalho promove formação prática e incentivo à geração de renda para beneficiários em situação de vulnerabilidade social. Entre as capacitações oferecidas está o curso de Trancista, no qual os participantes aprendem técnicas de trança afro, cuidados com os fios e noções de empreendedorismo, transformando o aprendizado em oportunidade concreta de inserção produtiva e autonomia financeira. A trancista e professora do POT, Mônica Barros, afirma que incentivar a área é importante, porque há a possibilidade de trancistas virarem empreendedoras.

“A qualificação profissional e a geração de renda são ampliadas por meio de diversas oportunidades gratuitas, que oferecem aos empreendedores novas chances de aprendizado e inserção no mercado de trabalho.”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart.

 

Detalhes das iniciativas

Sobre o Teia

O Teia oferece espaços coworking gratuitos, internet, salas de reunião, além de oficinas e cursos ligados ao empreendedorismo, à economia criativa e à beleza.

Há cursos para quem deseja ser trancista, por exemplo.

 

Portal Cate - dicas e cursos gratuitos on-line

O Portal Cate oferece diversos recursos somo vagas de emprego, cursos gratuitos e dicas. Há um curso disponível sobre a técnica da trança afro enraizada. Nele, é apresentado o passo-a-passo da técnica, com foco em cultura, mercado de trabalho e geração de renda.

 

POT - Formação e geração de renda com o curso de Trancista

O Programa Operação Trabalho (POT), iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), também contribui para a formação profissional e a autonomia financeira dos paulistanos por meio de cursos voltados à beleza e à economia criativa, entre eles, o curso de Trancista.

Voltado principalmente a mulheres em situação de vulnerabilidade social, o curso oferece aulas teóricas e práticas sobre técnicas de trança afro, cuidados com os fios e atendimento ao cliente, além de orientações sobre empreendedorismo e formalização como MEI. Sená Santana, dona de um salão de beleza na região central de São Paulo, afirma: “eu acredito que vai crescer muito e vai ter muito mais profissionais novos na área com o reconhecimento da profissão.”

Para conhecer os cursos disponíveis e participar das próximas turmas, basta acessar o Portal Cate, acompanhar a programação das unidades TEIA no site da Ade Sampa e acompanhar as nossas redes sociais @spsmdet para novas oportunidades de inscrição no Programa Operação Trabalho (POT).

collections
Galeria de imagens