Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias

Quarta-feira, 15 de Outubro de 2025 | Horário: 11:10
Compartilhe:

Mercado Livre Arena Pacaembu abre 200 vagas para aulas gratuitas de natação

Iniciativa estimula apropriação do espaço público pelas pessoas

A piscina olímpica do Mercado Livre Arena Pacaembu será espaço para a realização do projeto social “Todos pela Natação: Só Para Elas”, com a oferta de 200 vagas gratuitas para o aprendizado da modalidade por meninas de 6 a 17 anos. As inscrições podem ser feitas pelo formulário eletrônico https://forms.gle/P4mCxmUpUhKmnZRf9 e, caso o número de inscritas ultrapasse a quantidade de vagas oferecidas, será organizada lista de espera.

No ato da inscrição, alunas de escolas públicas terão prioridade, sendo também considerados, nesta etapa, a frequência e o desempenho escolar das interessadas. As aulas vão ter início no dia 2 de dezembro, com 45 minutos de duração, e realizadas de uma a duas vezes por semana, conforme o nível de habilidade. Cinco vagas serão reservadas para alunas com deficiência motora, uma vez que a piscina oferece acessibilidade.

O Pacaembu passou por modernização completa a partir de parceria entre a Prefeitura de São Paulo, sob a condução da Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias (SEDP), e a Concessionária Allegra Pacaembu. O projeto de natação vem ao encontro do que estabelece o próprio contrato de parceria ao fortalecer iniciativas de alcance público, para ampliar o acesso ao esporte, lazer e às oportunidades de desenvolvimento pessoal.

Segundo maior do Brasil

Esse será o segundo maior núcleo do projeto, que já atende 400 crianças em Vitória, no Espírito Santo. De acordo com o Instituto Todos Pelo Esporte, a escolha pelo Pacaembu se deu em razão da estrutura moderna, ideal para o desenvolvimento das participantes.

“A natação, infelizmente, não é um esporte acessível para as crianças. São poucos os projetos sociais e, se for para uma academia privada, o alto custo faz com que só as classes mais altas tenham acesso. Por experiência dos outros núcleos, sabemos que, em pouco mais de dois anos, várias dessas beneficiárias já poderão alcançar o alto rendimento, pois é o processo natural. Precisamos apenas dar a oportunidade para essas pessoas e o talento aflora naturalmente”, ressalta o superintendente Alessandro Serrato.

Foto: Divulgação

collections
Galeria de imagens