Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias
Mercado Santo Amaro une preservação e modernidade

O contrato de concessão do Mercado Santo Amaro, firmado entre a Prefeitura de São Paulo e a Fênix S/A, completou seis anos em 2025. Neste período, o local foi totalmente revitalizado para ser acessível, seguro e convidativo para todos os públicos. Quem passa por lá tem à disposição 57 opções de serviços e a chance de desfrutar de um espaço considerado marco cultural e histórico da região sul de São Paulo.
O projeto, conduzido pela Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias, resultou na requalificação do mercado e devolveu à população, além do patrimônio, um ponto turístico, segundo o diretor de Operações da Fênix S/A, Alessandro Pacheco.
“Antes, o Mercado de Santo Amaro tinha bons produtos, mas não era um lugar que convidava as pessoas a permanecerem. Muitos vinham apenas para comprar e iam embora. Hoje, tudo é diferente. Conseguimos criar um ambiente moderno, acessível e seguro, onde as pessoas podem passear, fazer suas compras, provar a gastronomia, se encontrar com amigos e aproveitar com a família”, destaca Pacheco.
Para trazer o conceito inovador para São Paulo, o diretor de Operações conta que visitou mercados em diversos países, buscando referências históricas e modernas, que inspiraram o projeto. Com isso, o público passou a contar com uma variedade completa: restaurantes com culinária nordestina, regional e internacional, hortifruti, açougue, peixaria, empório de iguarias, além de serviços como barbearia, espaço kids, salão de beleza e massagem.
O Mercado Santo Amaro recebe cerca de 80 mil visitantes por semana, sendo 8 mil apenas nos finais de semana. O endereço é rua Ministro Roberto Cardoso Alves, nº 359, com funcionamento de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos, das 7h às 18h.
Foto: Comunicação SEDP
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk