Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias

Quinta-feira, 17 de Julho de 2025 | Horário: 18:10
Compartilhe:

SEDP divulga resultado da consulta pública sobre a Esplanada Liberdade 

O resultado da consulta pública sobre o projeto Esplanada Liberdade foi divulgado, nesta semana, no site da Secretaria de Desestatização e Parcerias (SEDP) da Prefeitura de São Paulo. Veja o documento na íntegra aqui. O processo envolveu ampla mobilização social e recebeu 248 contribuições. 

Os dados fazem parte do Relatório de Respostas aos Esclarecimentos Apresentados no âmbito da Consulta Pública. Para construir o projeto de forma democrática e participativa, também houve lançamento do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) - aberto por meio de chamamento público, além da realização de duas audiências públicas, presencial e on-line, que foi transmitida pelo canal da SEDP no Youtube, de modo a facilitar a participação social.  

 

O critério para decidir sobre acatar ou não uma contribuição foi avaliar se ela ajudaria a atingir com mais eficiência os objetivos da parceria de concessão administrativa. Ou seja, foram validadas as propostas que fortaleciam as ações de requalificação urbana da região central de São Paulo, com foco na valorização cultural, o fomento da ocupação da região e o desenvolvimento econômico da cidade, com geração de novos empregos, investimentos e renda para a população. 

 

Requalificação do Centro 

O projeto Esplanada Liberdade faz parte das ações estratégicas em andamento pela Prefeitura de São Paulo para requalificação urbana da região central. A iniciativa prevê a criação de uma grande esplanada pública, a partir da construção de três lajes entre os viadutos Guilherme de Almeida, Mie Ken, Cidade de Osaka e Shuhei Uetsuka, acima da Radial Leste-Oeste.  

O objetivo é ampliar os espaços livres e áreas verdes, reconectar o bairro, valorizar a história e a cultura multiétnica da região, além de promover bem-estar para moradores e visitantes.  

O novo espaço abrigará praças públicas, espaços de permanência e lazer e um centro cultural, o Espaço de Cultura da Liberdade. Também estão previstos novos empreendimentos comerciais a fim de apoiar o empreendedorismo social. 

O acesso à Esplanada Liberdade será gratuito e suas áreas livres serão acessíveis 24h. 

Foto: Divulgação/ Effect Arquitetura

collections
Galeria de imagens