Secretaria Municipal de Habitação
Famílias de Cidade Tiradentes recebem mais de 700 títulos de propriedade e escrituras da Prefeitura de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo realiza, nesta quarta-feira (29), durante a edição do Prefeitura Presente em Cidade Tiradentes, programa que aproxima a administração municipal da população, a entrega gratuita de 388 títulos de regularização fundiária e 338 escrituras de propriedade a famílias da Zona Leste. A ação faz parte do Programa Escritura na Mão.
“Hoje é um dia fundamental. Vocês vão sair daqui com a escritura da casa de vocês. Com o documento registrado em cartório, ninguém mais poderá tomar sua casa. O imóvel vai valorizar e poderá ser passado de geração em geração, da mãe para o filho, para o neto, garantindo segurança jurídica”, disse o prefeito Ricardo Nunes ao entregar os títulos.
Dos 388 títulos de regularização fundiária, 88 são referentes à área Sonata do Adeus e 300 ao Jardim Pérola III. Entre os contemplados desta noite está a vendedora Carina Maria Domingues, de 35 anos, que aguardava seu título de propriedade há 19 anos. “Essa conquista significa muito para mim, é um presente. Para todos que ainda estão esperando, não percam a esperança: a sua hora vai chegar”, afirma emocionada.
Após cerca de 30 anos de espera, o casal Luiz Gonzaga dos Santos, de 73 anos, e Marlene Aparecida Viana, de 65, moradores do Jardim Pérola III, recebeu o título de propriedade. “Valeu a pena esperar. Agora temos o documento no nosso nome e a segurança de que é nosso. Estamos muito felizes”, enfatiza Luiz.
Com as novas entregas, a Prefeitura de São Paulo alcança a marca de 59.250 títulos de regularização fundiária concedidos desde 2021, 9.884 apenas em 2025, consolidando um dos maiores volumes de regularização já registrados na capital.
“Hoje é o dia da realização de um sonho para 726 famílias, que sairão de Cidade Tiradentes proprietárias, de fato e de direito, de seus imóveis. Isso só está acontecendo porque o prefeito Ricardo Nunes, preocupado com a segurança jurídica e a valorização dos imóveis, liberou recursos para um programa totalmente gratuito na cidade de São Paulo”, destacou o secretário municipal de Habitação, Sidney Cruz.
Já as 338 escrituras entregues foram viabilizadas pelo programa Escritura COHAB e contemplam os conjuntos habitacionais Barro Branco, Campanha Gaúcha, Inácio Monteiro, Jardim dos Ypês, Jardim São Paulo, Prestes Maia, Santa Etelvina, Sítio Casa Blanca e Sítio Conceição, todos localizados em Cidade Tiradentes.
A aposentada Maria José Lima, de 80 anos, esperava pela escritura há 41 anos e comemorou a conquista. “Muito obrigada a todos os envolvidos, que trabalharam com muito carinho e acolhimento”, disse.
A iniciativa, implementada em 2023, já beneficiou 3.319 famílias com a entrega de escrituras, 864 em 2023, 1.949 em 2024 e 506 em 2025.
“Vocês vão sair daqui com a garantia dos seus imóveis, com a segurança de que ninguém mais vai tirar o sonho de vocês, e poderão viver em um lugar digno e tranquilo. Ninguém mais vai deixar de dormir por medo de não ter o documento. Essa preocupação acabou, porque hoje vocês têm o título de propriedade e a certeza de que a casa vai passar para os seus filhos. Vocês poderão cuidar da família, reformar as casas e viver com mais tranquilidade. Sejam muito, muito felizes nas suas casas”, disse Diogo Soares, diretor-presidente da COHAB.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk

 
            