Secretaria Municipal de Habitação
Prefeitura entrega 224 títulos de regularização fundiária no Jardim Yara, na região do Ipiranga

Com a entrega de 224 títulos de regularização fundiária, nesta segunda-feira (29), para famílias da Comunidade Maurice Denis, no Jardim Yara, na região do Ipiranga, Zona Sul da capital, a Prefeitura atinge a marca de 58 mil títulos concedidos desde 2021, sendo mais de 8 mil apenas em 2025. A ação se consolida como a maior política de regularização fundiária da história de São Paulo por garantir, gratuitamente, o direito legal de propriedade aos moradores sobre seus imóveis, encerrando décadas de insegurança e possibilitando acesso a serviços e benefícios vinculados ao registro formal da moradia.
O prefeito Ricardo Nunes comemorou mais uma entrega de documentos. “Vocês estão recebendo a escritura da casa, registrada no cartório de imóveis, que será valorizada. Esse imóvel já era de vocês de fato e, agora, é de direito para o resto da vida, e que vai passar para os filhos e para os netos”, ressaltou.
A ação da atual administração ajuda a transformar histórias, como a da autônoma Érica Aparecida dos Santos, de 50 anos. “É uma felicidade muito grande, não só para mim, mas para toda a comunidade, que realiza um sonho”.
A autônoma Daniela da Silva Santos, de 40 anos, esperava pela regularização há 17 anos. “Se não fosse a Prefeitura oferecendo essa oportunidade, eu não teria condições de pagar pela documentação. O caminho seria muito mais complicado. Não estou acreditando que meu sonho da casa própria se tornou realidade”.
A entrega faz parte de um conjunto de ações contínuas da Prefeitura para avançar na transformação urbana e na garantia do direito à moradia.
O funcionário público Alvacir dos Santos, de 75 anos, mora no local com esposa e filho e comemora o título que aguardou por 31 anos. “É uma coisa que a gente nem está acreditando, porque nós já passamos por tantas coisas e hoje temos a certeza que vamos ter um documento na mão”.
De acordo com o secretário Municipal de Habitação, Sidney Cruz, esses títulos representam a realização de um sonho antigo e a conquista da dignidade para centenas de famílias. “A regularização fundiária é um dos pilares da nossa política habitacional, que está mudando vidas em todas as regiões da cidade”, destacou.
A Secretaria Municipal de Habitação promove, semanalmente, mutirões de regularização fundiária, mobilizando equipes jurídicas, sociais e técnicas em diferentes pontos da cidade.
“Tudo isso aqui só é possível quando a gente tem pessoas à frente da cidade com responsabilidade. Hoje temos o maior projeto de regularização fundiária na história da cidade de São Paulo. As pessoas que estão aqui emocionadas vão ter um lar, a segurança jurídica do título de propriedade e a valorização do seu imóvel”, finalizou o diretor-presidente da Cohab, Diogo Soares.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk