Secretaria Municipal de Habitação
Prefeitura entrega mais uma etapa do Parque Linear Cantinho do Céu, no Grajaú
A Prefeitura de São Paulo entregou no último sábado (8) a terceira etapa do Parque Linear Cantinho do Céu – Adolfo Duarte “Ferrugem”, localizado às margens da Represa Billings, na região do Grajaú, Zona Sul da capital.
O novo trecho do parque possui mais de 12,5 mil m² de área e oferece à população quadras poliesportivas, áreas de contemplação, decks, playgrounds e churrasqueiras, beneficiando aproximadamente 10 mil famílias da região. Somente nesta fase, foram investidos mais de R$ 9 milhões em obras de urbanização e lazer.
O projeto do Parque Linear Cantinho do Céu foi dividido em seis etapas de intervenções e desenvolvido com base na importância de qualificar o território e mitigar os impactos ambientais provocados pela ocupação irregular da área. Até o momento, já foram aplicados mais de R$ 171,3 milhões em obras de urbanização e implantação das diversas fases do parque.
Cada etapa foi planejada de forma integrada, com o objetivo de prevenir o lançamento de esgoto doméstico na Represa Billings, conter processos erosivos e reduzir áreas de risco, além de ampliar os espaços públicos de convivência e lazer. A ação é realizada por meio da Secretaria Executiva do Programa Mananciais, e a área inaugurada passa a ser administrada pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).
Histórico das intervenções
A primeira etapa, entregue em 2011, inclui decks, píer flutuante, quadra de esportes, playground, mirantes e áreas arborizadas. O espaço foi posteriormente reformado e segue sob gestão da SVMA.
A segunda fase, inaugurada em março de 2023, foi dividida em dois trechos.
O trecho 1 contempla decks, quadras, edifício administrativo, pista de skate e caminhada, além de áreas verdes.
O trecho 2 envolveu o reassentamento de famílias, obras de contenção de encostas, plantio de árvores e implantação de um campo de futebol.
Por sua posição estratégica, esta etapa abriga um dos terminais da operação piloto do Transporte Público Hidroviário de São Paulo – o Aquático-SP, implantado pela SPTrans.
A terceira etapa, entregue no último sábado, foi estruturada com quadras poliesportivas, áreas de descanso, espaços para atividades esportivas, decks e playgrounds, e prevê a futura implantação de dois equipamentos públicos municipais.
A quarta etapa já está em andamento, com os projetos básicos concluídos e início dos reassentamentos de famílias. O trecho foi dividido em três fases, sendo a primeira já em execução.
As frentes 1 e 2 da quinta etapa foram entregues em março de 2024 à SVMA. O local conta com quadras, áreas de lazer, arborização e recuperação ambiental da borda da represa, totalizando 1,43 km de extensão e 50.736 m².
A frente 3 iniciou a execução de uma passarela de ligação entre vias, condicionada à remoção gradual das moradias remanescentes, enquanto as obras da frente 4 ainda não foram iniciadas.
A sexta fase prevê obras de contenção e solo grampeado para mitigação de risco, além da implantação de quadra poliesportiva e sistema viário de acesso. A instalação do parque nesse trecho está em estudo e será definida após a conclusão das obras de contenção e reassentamento das famílias.
Urbanização e reassentamentos
As obras de urbanização do Cantinho do Céu já resultaram no reassentamento de 1.158 famílias:
• 816 receberam auxílio-aluguel;
• 77 foram indenizadas;
• 265 foram encaminhadas para unidades habitacionais, sendo 129 no Conjunto Habitacional Chácara do Conde, 134 no Conjunto Espanha e 2 no São Judas/Jardim da União.
Durante as intervenções, foram executados 637 metros de rede de esgoto, 4,9 mil metros de drenagem de águas pluviais, 2,3 mil m² de vias pavimentadas e regularizadas, além da criação de novas vias, vielas, escadarias e áreas permeáveis, ampliando os espaços de lazer e integração às margens da Represa Billings.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
