Hospital do Servidor Público Municipal

Quarta-feira, 27 de Janeiro de 2021 | Horário: 11:24
Compartilhe:

HSPM abre 2ª turma de curso para inserção de PICC

Capacitação semipresencial é focada no aperfeiçoamento de enfermeiros, médicos e residentes

O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) está com inscrições abertas para a segunda turma do curso semipresencial para capacitação e habilitação para inserção de Cateter Central de Inserção Periférica (PICC). O curso é validado e aberto a enfermeiros, médicos e residentes do hospital. As inscrições são efetuadas neste link: https://bit.ly/PICC-HSPM.

O PICC é indicado para pacientes em uso de terapia intravenosa com drogas vasoativas, nutrição parenteral prolongada ou antibioticoterapia. O objetivo do treinamento é capacitar os servidores a realizarem a inserção do cateter, mantendo a via venosa segura para administração de medicação com menor risco de infecção.

A capacitação será dividida em três etapas. Entre os dias 1° e 15 de fevereiro, os inscritos terão acesso ao conteúdo teórico em aulas a distância. No dia 18 do mesmo mês, será a vez da etapa presencial, com instruções sobre o procedimento neonatal, infantil, adulto e geriátrico em cenário de prática com bonecos de treinamento.

A terceira etapa é a habilitação e, para isso, o aluno deverá passar o PICC em paciente, no local de trabalho e sob supervisão de um profissional já habilitado. O inscrito terá dois meses para finalizar a última fase do curso e receber a certificação.

O curso é realizado pela Gerência Técnica de Capacitação e Desenvolvimento do hospital. As instrutoras são a coordenadora da Materno Infantil, Lais Fernanda Cremonesi Cassiolato, a enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Andreia Cirino Nascimento e a enfermeira da Gerência Técnica de Ensino e Pesquisa, Marilene Carvalho Machado.

A primeira turma de PICC foi aberta em dezembro de 2020 e será concluída após a fase final de habilitação, prevista para terminar em fevereiro.

 

Curso EAD Enfermagem

collections
Galeria de imagens