Secretaria Municipal de Planejamento e Eficiência
Prefeitura de São Paulo discute Orçamento Climático em encontro com a Fundação Bloomberg
São Paulo é uma das 15 cidades do continente americano escolhidas em 2025 para desenvolvimento de parceria dentro do Programa City Data Aliance, da Fundação Bloomberg e da Universidade John Hopkins. O nosso projeto prevê o desenvolvimento de modelo digital para estimar o impacto ambiental da eletrificação da frota de ônibus, umas das principais políticas públicas da prefeitura da capital.
A primeira fase do projeto está em desenvolvimento e o protótipo final deve ficar pronto em fevereiro de 2026. A oferta de soluções digitais às cidades é um dos programas de maior integração da Fundação. Esse projeto faz parte da construção do Orçamento Climático da cidade, que objetiva medir a efetividade de todas as ações e programas contemplados com recursos.
Hoje, a capital contabiliza 961 elétricos, sendo 201 trólebus. A meta é substituir 2.200 ônibus até 2028. São Paulo também foi a primeira cidade do país a criar uma Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas e adotar uma série de ações dentro do Orçamento Municipal e do Programa de Metas dos próximos quatro anos para mitigação e resiliência da capital às mudanças climáticas. São 560 caminhões de coleta de lixo movidos a biometano até 2028, plantio de mais 200 mil árvores, mais 1.000 jardins de chuva, 50 bosques urbanos, sem contar os 120 parques da cidade.
A capital já recebeu o Selo “Tree Cities of the World” (ONU/Arbor Day Foundation), o qual destaca municípios que implementam boas práticas no manejo de florestas urbanas, reflorestamento, preservação de áreas verdes e ações voltadas à sustentabilidade. Lidera em Empregos Verdes, um ranking global de ações climáticas, segundo novo relatório da rede global de cidades C40 Cities.
“O nosso protótipo de medição de emissão de gases e a correlação com a eletrificação do transporte em trajetos da cidade poderá ser compartilhado e adequado às outras cidades”, explica Cibele Molina, Secretária Executiva de Informações e Monitoramento Estratégicos, que lidera o projeto e representa a capital no evento. Pelo Programa City Data Alliance, as cidades escolhidas desenvolvem diferentes projetos na gestão pública que utilizem soluções digitais em benefício do cidadão.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
