Notícia na íntegra
Após recorde histórico, Congresso Estadual de Municípios confirma volta a São Paulo em 2026
O prefeito Ricardo Nunes participou na tarde desta quinta-feira (28) da cerimônia de encerramento do 67º Congresso Estadual de Municípios, realizado pela primeira vez na capital, na Arena Pacaembu, e comemorou os resultados positivos do encontro, que reuniu 580 prefeitos dos 645 do Estado de São Paulo e atraiu milhares de participantes. A Prefeitura promoveu palestras e painéis com soluções inovadoras envolvendo diversas secretarias, além de apoiar a organização. O presidente da Associação Paulista de Municípios (APM), Fred Guidoni, anunciou que, devido ao sucesso alcançado, a cidade será sede da 68ª edição do evento, prevista para o final de março de 2026.
“Fiquei feliz em saber agora que ano que vem teremos novamente o congresso em nossa cidade. É um momento marcante que estamos vivenciando e tenho a honra de, como prefeito, receber pela primeira vez aqui na cidade de São Paulo um congresso da APM”, enfatizou o prefeito, lembrando que o trabalho em conjunto com a Associação Paulista dos Municípios é importante para defender pautas em comum, como a questão da tabela SUS, que precisa ser corrigida pelo Governo Federal e citou o caso de São Paulo.
“Hoje nós entramos com 85% dos recursos de saúde e só recebemos 15% do Governo Federal. A gente precisa defender os interesses dos nossos municípios e mostrar para todos o quanto assumimos mais responsabilidades”, enfatizou Nunes.
O prefeito ressaltou ainda a troca de experiência que o congresso possibilitou para todos os participantes. “A gente aprendeu muito com vocês, espero que vocês tenham aprendido muito com a gente. E temos que valorizar sempre os eleitos. São prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos e vereadores que, pela ação sublime da democracia, foram escolhidos pelo voto popular, a vontade do povo. Quando o povo nos delega essa incumbência tão importante de cuidar do seu destino, a gente tem que reconhecer isso e, evidentemente, trabalhar os nossos municípios para poder melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram em nossas cidades”, reforçou o prefeito.
Segundo Guidoni, a parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a Allegra deu muito certo. “Essa união transformou o 67º Congresso de Municípios, pela primeira vez realizado na capital, no maior e mais importante da nossa história. Vocês foram incansáveis, meus agradecimentos por todo o apoio para realização do projeto”, afirmou.
O presidente da Associação Paulista de Municípios entregou para o prefeito uma placa em sua homenagem pela realização do congresso deste ano, o Prêmio Franco Montoro e a carteirinha de filiação municipalista da APM.
Também foi apresentada a Carta de São Paulo, documento que reúne as principais demandas das prefeituras paulistas e que será levado aos governos Federal e do Estado. Saiba mais.
Durante o congresso, que aconteceu desde terça-feira (26), prefeitos, vice-prefeitos, parlamentares e público em geral puderam participar de discussões de temas comuns a todos os municípios, como segurança pública, mudanças climáticas e desafios financeiros.
Para marcar a primeira edição sediada em São Paulo, a Prefeitura preparou algumas atrações especiais e interativas para os visitantes e que fizeram sucesso. Uma foi o Gabinete do Prefeito Instagramável: uma reprodução cenográfica do espaço de trabalho do prefeito Ricardo Nunes, onde os visitantes puderam registrar fotos e conhecer de perto como funciona o dia a dia da gestão.
Outro destaque foi a réplica do Smart Sampa, uma versão interativa do programa de monitoramento por câmeras com inteligência artificial, considerado o maior e mais moderno da América Latina. A instalação tem também uma réplica do Prisômetro, ferramenta que apresenta em tempo real os resultados de prisões de criminosos em flagrante e foragidos, além de desaparecidos encontrados com a ajuda do Smart Sampa.
Painéis com temas relevantes
A Prefeitura de São Paulo também foi responsável por palestras que reuniram centenas de visitantes e com a participação de secretarias abrangendo temas como Segurança, Saúde, Educação, Tecnologia, Habitação, entre outros.
A capital marcou presença como referência nacional e internacional em sustentabilidade urbana e descarbonização. Secretários municipais e especialistas apresentaram os resultados alcançados e os próximos passos de uma agenda que combina inovação tecnológica, responsabilidade fiscal e benefícios ambientais para a população. No painel “Plano de Descarbonização: A nova matriz para transição energética e o papel estratégico do biometano”, os representantes da Prefeitura reforçaram a importância da integração de soluções limpas.
A gestão municipal mostrou ainda como a combinação entre tecnologia, cooperação com concessionárias e obras estruturantes tem permitido modernizar a infraestrutura, gerar economia de recursos e melhorar a qualidade de vida da população durante o seminário “Por Onde Passa o Futuro: Subsolo Urbano, Prevenção, Serviços Essenciais e Cooperação Técnica". Um dos pontos centrais é a política de enterramento de fiação e os resultados do GeoInfra, sistema digital que centraliza as informações do subsolo. A plataforma reúne 177 concessionárias e permissionárias e já registra mais de 142 mil obras cadastradas.
Já a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) apresentou os avanços do maior projeto de acreditação em Atenção Primária do mundo. Até o momento, 368 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital já foram certificadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), garantindo padrões elevados de qualidade e segurança no atendimento prestado à população.
Outra iniciativa compartilhada durante palestra foram os exemplos positivos da atual gestão nas áreas de inovação tecnológica, governança de dados, segurança digital com foco no cidadão por representantes da Controladoria Geral do Município (CGM), da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), da Prodam, da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) e da Secretaria Municipal de Gestão (SEGES).
O Smart Sampa, programa de monitoramento inteligente da Prefeitura de São Paulo voltado à segurança urbana, também chamou a atenção dos participantes. Durante o painel “Segurança Pública Municipal: Tecnologia, Prevenção e Integração”, o secretário municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando, apresentou a ferramenta e ressaltou que ela tem sido fundamental para a prevenção da criminalidade, a resposta rápida às ocorrências e a integração entre os órgãos de segurança da cidade.
A integração das políticas habitacionais e de assistência social foi mais um tema de interesse dos visitantes em painel do congresso, uma vez que a atual administração conduz o maior programa habitacional da história da capital, ao mesmo tempo em que introduz soluções de acolhimento e autonomia para famílias em situação de vulnerabilidade.
Entre as ações na área da Educação, a manutenção da fila de creche zerada pelo quinto ano consecutivo foi um dos destaques. Esse marco, que assegura atendimento a todas as famílias cadastradas, foi alcançado por meio de parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSCs), da ampliação de vagas em CEIs já existentes e da inauguração de novas unidades. O tema foi debatido em um painel voltado a discutir caminhos para ampliar a qualidade, a inovação e a equidade nas Redes de Ensino.
Com o tema “Desestatização: Oportunidades e Desafios”, o painel da SP Parcerias abordou como projetos da desestatização no contexto municipal, destacando o papel estratégico das parcerias público-privadas (PPPs) para o desenvolvimento das cidades.
A Prefeitura também apresentou seu Plano Preventivo Chuvas de Verão durante o painel Clima Extremo e Defesa Civil, que estabelece diretrizes de prevenção e resposta rápida, divididas em fases de preparação (setembro a outubro) e execução (novembro a março), com estados de criticidade que vão de observação a alerta máximo. Além disso, promove a integração de diferentes secretarias e órgãos municipais, como SECLIMA, Defesa Civil, CET, SIURB, SMSUB, SMADS e SVMA.
Na área ambiental, foram apresentados os planejamentos estratégicos para as ações climáticas, fundamentais para garantir resultados eficientes e o uso adequado dos recursos. Em São Paulo, a atual gestão alia obras estruturais tradicionais a soluções baseadas na natureza, integrando reservatórios e outras medidas de redução de riscos para tornar a cidade mais resiliente e preparada para os desafios do clima.
O programa Mãos e Mentes Paulistanas, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), levou ao Congresso 42 artesãos e manualistas da capital, que apresentaram e comercializaram peças autorais selecionadas por curadoria.
Os prefeitos também debateram as propostas de emenda constitucional (PECs) que tratam da redistribuição de recursos e do fortalecimento da arrecadação municipal, como a PEC 25, que prevê o aumento de 1,5% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e a PEC 66, que trata da divisão dos tributos após a reforma tributária.
Encontro tradicional
Com 275 palestras e mais de 100 expositores, o Congresso Estadual de Municípios é considerado o encontro municipalista mais tradicional do Brasil. Em sua 67ª edição, durante três dias, prefeitos, vices, vereadores, parlamentares e gestores públicos de todas as regiões do Estado se reuniram para uma imersão em debates, formações práticas, plenárias e networking, em contato direto com representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O encontro foi realizado pela Associação Paulista de Municípios (APM) e teve apoio da Prefeitura de São Paulo.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk