Notícia na íntegra

Quarta-feira, 27 de Agosto de 2025 | Horário: 18:30
Compartilhe:

Artesãos paulistanos conquistam certificação e novas oportunidades com o Mãos e Mentes Paulistanas

Mais de 100 empreendedores manuais certificados, anúncio de 200 vagas em shoppings da capital e bolsas de graduação

Durante a formatura de mais de 100 artesãos e manualistas do Mãos e Mentes Paulistanas nesta quarta-feira (27), a Prefeitura anunciou 200 novas vagas de comercialização em shoppings centers de São Paulo, ampliando a presença do programa nos principais centros de consumo da capital, 20 bolsas de graduação em parceria com o Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro, que cederá um espaço para uma nova loja da atividade.

“Cada formatura do Mãos e Mentes" é uma nova página na história do artesanato paulistano. Estamos criando caminhos para que nossos artesãos transformem talento em negócio, ampliem suas marcas e conquistem novos públicos. É a economia criativa sendo protagonista do desenvolvimento da cidade”, destacou Rodrigo Goulart, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, durante o evento, que aconteceu no Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro, em Santo Amaro.
 

Também foram anunciadas a abertura de inscrições para outras cinco oportunidades em pontos fixos oficiais do Mãos e Mentes Paulistanas, a loja do Shopping Frei Caneca e os quiosques dos shoppings Center Norte, Lar Center, SP Market e Metrô Itaquera.

Condições de participação

Para participar, além de ser credenciado no Mãos e Mentes Paulistanas, é preciso possuir CNPJ ativo no próprio nome ou no quadro societário, ter finalizado a Qualificação Empreendedora  em uma das turmas de 01 a 15 do programa, ou ter feito os módulos de Modelagem de negócio, Coleção Organizada (antigo Planejamento de coleção), Administração financeira (antigo Planejamento financeiro), Sua jornada de impacto (antigo Parcerias e formalização), Construindo o amanhã (antigo Planejamento do futuro) e Presença digital que vende (antigo Presença digital), disponíveis na plataforma do CATE.

O programa também prevê que o participante tenha disponibilidade de realizar trabalho voluntário presencial de acordo com escalas pré-definidas de, no mínimo, 6 horas por semana, conforme demanda.

O processo seletivo é feito por meio de uma curadoria dos produtos confeccionados manualmente pelos artesãos. A avaliação dos curadores passa pelos critérios de técnica, segmento, acabamento, matéria-prima utilizada, criatividade, design e regionalidade.

Qualificação empreendedora

A qualificação empreendedora do Mãos e Mentes Paulistanas é uma formação gratuita e online que oferece uma capacitação completa voltada à gestão e desenvolvimento do negócio artesanal ao longo de sete cursos livres: “Modelagem de Negócios”, “Coleção Organizada: do Planejamento à Produção”, “Administração Financeira: Maximizando Lucros e Valorizando Pessoas”, “Sua Jornada de Impacto: Parcerias, Protagonismo e Formalização Estratégica”, “Construindo o Amanhã: Uma Jornada de Planejamento e Metas Claras”, “Presença Digital que Vende: Fotografia, Comunicação e Relacionamento com o Cliente” e “Trabalho Seguro e Saudável: Sua Jornada de Prevenção e Bem-Estar”

Os cursos são pré-requisitos para participação nas oportunidades de comercialização oferecidas pelo Mãos e Mentes e podem ser acessados a qualquer momento pelo portal do Cate pelo link.

Sobre o Mãos e Mentes Paulistanas

Lançado em 2019 pela Secretaria Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, o Mãos e Mentes Paulistanas oferece oportunidades de comercialização e qualificação empreendedora, com o objetivo de desenvolver o setor do artesanato e manualidades da cidade.

Além de feiras de artesanato em todas as regiões da Capital, a iniciativa conta com oito pontos fixos de venda localizados nos Shoppings Center Norte, Metrô Itaquera, Center 3, Lar Center, Anália Franco, Frei Caneca, Vila Olímpia e SP Market. Todos os participantes são empreendedores manuais da cidade credenciados e qualificados pelo Mãos e Mentes.

Interessados em se credenciar e participar das ações do programa podem se inscrever pelo link.

SERVIÇO

Inscrições para a 1ª turma - Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro
Até 17 de setembro pelo link: Formulário de Inscrição
Período de participação: 15 de outubro de 2025 a 31 de janeiro de 2026 (3 meses)
Local: Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro
Endereço: Avenida João Dias nº 2046 - Santo Amaro
Vagas: 50

 

 

Inscrições para a 5ª turma - Loja Shopping Frei Caneca
Até 17 de setembro pelo link: Formulário de Inscrição
Período de participação: 01 de novembro de 2024 à 31 de janeiro de 2025
Local: Shopping Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 569 - Consolação, Centro - São Paulo
Vagas: 50

 

Inscrições para a 20ª turma - Quiosque Shopping Center Norte
Até 17 de setembro pelo link: Formulário de Inscrição
Período de participação: De 01 de novembro a 31 de janeiro de 2026
Local: Shopping Center Norte
Endereço: Avenida Otto Baumgart, 245 - Vila Guilherme
Vagas: 26

 

Inscrições para a 6ª turma - Quiosque Shopping Lar Center
Até 17 de setembro pelo link: Formulário de Inscrição
Período de participação: De 01 de novembro a 31 de janeiro de 2026
Local: Shopping Lar Center
Endereço: Avenida Otto Baumgart, 500 - Vila Guilherme
Vagas: 26

Inscrições para a 15ª turma - Quiosque Shopping Metrô Itaquera
Até 17 de setembro pelo link: Formulário de Inscrição
Período de participação: De 01 de novembro a 31 de janeiro de 2026
Local: Shopping Metrô Itaquera
Endereço: Avenida José Pinheiro Borges, - Itaquera
Vagas: 30


Inscrições para a 2ª turma - Quiosque Shopping SP Market
Até 17 de setembro pelo link: Formulário de Inscrição
Período de participação: De 01 de novembro a 31 de janeiro de 2026
Local: Shopping SP Market
Endereço: Avenida das Nações Unidas nº 22540 - Jurubatuba
Vagas: 26

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn