Notícia na íntegra
Cidade de São Paulo será palco da GITEX Latam 2027, o maior evento de tecnologia e inovação do mundo
A cidade de São Paulo foi escolhida para sediar a primeira edição latino-americana da GITEX Global, a mais icônica feira de tecnologia do planeta. O GITEX Latam 2027 acontece nos dias 16 e 17 de março de 2027, no Centro de Convenções do Anhembi, na Zona Norte da capital, e deve reunir milhares de startups, empresas de tecnologia, investidores internacionais e representantes de governos de mais de 100 países.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (14), durante a 45ª edição da GITEX Global, em Dubai (Emirados Árabes Unidos), e reforça o protagonismo de São Paulo como capital latino-americana da inovação.
A conquista é resultado da atuação da Prefeitura de São Paulo na promoção de um ambiente favorável a novos negócios, à qualificação profissional e à internacionalização de empresas locais.
Com expectativa de movimentar centenas de milhões de reais em negócios, turismo e investimentos, o evento deve fortalecer o ecossistema tecnológico da cidade e gerar impacto positivo em toda a cadeia produtiva — do empreendedor individual às grandes corporações.
“Estamos felizes e honrados em sediar um evento desse porte em São Paulo, a maior cidade da América Latina. Vamos fazer da GITEX São Paulo uma das melhores do mundo”, afirmou Francisco Forbes, presidente da Prodam, empresa de tecnologia da Prefeitura.
Para o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Goulart, o anúncio consolida São Paulo como o centro da transformação digital da região. “Ter a GITEX na nossa cidade é uma conquista histórica. São Paulo já é o coração econômico e tecnológico do Brasil, e agora se consolida como o principal polo de inovação da América Latina”, destacou.
Futuro digital
Com 45 edições, a GITEX (Gulf Information Technology Exhibition) é reconhecida como uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, reunindo cerca de 200 mil participantes entre líderes de governo, executivos, investidores e empreendedores. O evento é referência global em inteligência artificial, sustentabilidade, economia digital e transformação tecnológica, além de impulsionar parcerias público-privadas e negócios internacionais.
Nesta edição de 2025, a Prefeitura de São Paulo levou para Dubai startups aceleradas por programas da Ade Sampa, como o Green Sampa (focado em soluções sustentáveis) e o Vai Tec (voltado à tecnologia e impacto social). As empresas apresentaram seus projetos, participaram de rodadas de negócios e estabeleceram conexões estratégicas com investidores e hubs internacionais.
Com a chegada da GITEX Latam à capital paulista, esse intercâmbio tende a crescer ainda mais, criando um ambiente propício ao avanço de startups de base tecnológica, empresas verdes e negócios de impacto social — e fortalecendo a presença de São Paulo no circuito global da inovação.
Tecnologia a serviço das cidades
Durante a feira em Dubai, a Prodam, govtech da Prefeitura de São Paulo, firmou novas parcerias voltadas ao uso de inteligência artificial na gestão pública. A empresa vem se destacando como referência nacional na aplicação de tecnologia para modernizar os serviços municipais.
Em agosto, a Prodam lançou a Prodam Store, hub de soluções tecnológicas desenvolvidas na capital paulista para uso de outras prefeituras. Já são 150 cidades em tratativas para adotar os sistemas da govtech paulistana.
A plataforma reúne soluções completas e testadas, prontas para uso imediato, com contratação direta junto a uma empresa pública — o que garante agilidade, segurança jurídica e economia de recursos. As ferramentas oferecem gestão integral de ambientes e serviços, monitoramento contínuo, conformidade com a LGPD e altos padrões de segurança cibernética. Parcerias com big techs, firmadas por acordos operacionais, ampliam o acesso à inovação e fortalecem o ecossistema digital das cidades.
SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk