Notícia na íntegra
Cidade já tem prontos sete projetos para implementar sistema inovador de carregamento de ônibus elétricos
Anunciado há pouco mais de um mês pela Prefeitura como alternativa para reduzir a dependência da Enel no carregamento de ônibus elétricos, o Protocolo de Intenções com as empresas Matrix Energia e a Huawei já tem prontos sete projetos do sistema BESS (sigla em inglês para Battery Energy Storage System). A informação foi dada durante a entrega de 120 ônibus elétricos para o sistema de transporte público pelo prefeito Ricardo Nunes nesta quarta-feira (23). Leia mais aqui.
O sistema BESS é composto por um conjunto de baterias de grande porte integradas a carregadores ultrarrápidos, instalados nas garagens dos ônibus. A adoção dessa nova tecnologia possibilitará superar limitações na infraestrutura elétrica, reduzir a dependência da concessionária Enel e cumprir o Programa de Metas, que prevê ônibus de energia limpa em substituição ao diesel.
O objetivo é garantir a infraestrutura necessária para o carregamento da frota de ônibus elétricos de São Paulo, sem custos para a gestão municipal, uma vez que o BESS multiplica por até seis vezes a capacidade de recarga atual das garagens. Com um único módulo BESS (4,5 MWh) é possível carregar ao menos 29 ônibus.
Os equipamentos, juntos, podem atender 44 carregadores extras e abastecer em torno de 440 ônibus elétricos. O modelo já é usado com sucesso na China e foi anunciado como alternativa na capital pelo prefeito Ricardo Nunes após visita ao centro de pesquisa da Huawei em Xangai em abril deste ano.
“O maior problema que temos hoje é a falta de compromisso da Enel, que cobra caro para conectar as garagens e, mesmo assim, não consegue entregar energia no tempo necessário. Já tivemos centenas de ônibus parados por isso”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes. “Com o BESS, ganhamos independência, agilidade e eficiência energética.”
De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT), Celso Jorge Caldeira, esses projetos já foram apresentados para a secretaria e para a SPTrans e, em breve, já estarão instalados nas garagens, após uma viagem oficial à China para a conclusão de todo o processo tecnológico. “É um grande progresso. É mais uma forma de a gente criar a independência e mais uma forma de alimentar toda a frota”, disse Caldeira, explicando que a perspectiva é de que isso possa acontecer nos próximos dois meses.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk