Notícia na íntegra
Com nova onda de frio, Prefeitura reativa tendas da Operação Baixas Temperaturas nesta terça-feira
A Prefeitura de São Paulo vai reativar as 10 tendas da Operação Baixas Temperaturas a partir das 18h de terça-feira (1º/07), oferecendo atendimento à população mais vulnerável nas cinco regiões da cidade durante a época mais fria do ano. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), a temperatura pode chegar aos 11 °C na quarta-feira (2).
Na onda de frio mais recente, os equipamentos realizaram, entre segunda-feira (23) e quinta-feira (26) da semana passada, 87.460 atendimentos, que resultaram na distribuição de 308.930 itens, como sopa, chocolate quente, água, chá, pães e cobertores, o que demonstra a importância desse serviço oferecido pela Prefeitura à população mais vulnerável.
Para reforçar a proteção às pessoas em situação de rua, quando a temperatura ou sensação térmica atinge 13 °C, a Prefeitura ativa, sempre das 18h à 0h, as tendas instaladas em pontos estratégicos da cidade, onde são fornecidos sopa, pão, chá, chocolate quente e água. Para aqueles que não aceitam seguir para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial, são oferecidos cobertores. Nas tendas, também são realizados encaminhamentos para acolhimento, com transporte garantido.
Além disso, há ambulâncias e equipes médicas para agilizar o atendimento, quando necessário. Profissionais da Saúde também aplicam vacinas contra Influenza, Covid-19 e Tétano. Duas ambulâncias permanecem presencialmente nas tendas das praças da República e Marechal Deodoro por 12 horas (das 19h às 7h). As demais tendas também contam com o apoio de ambulâncias, que são acionadas em caso de necessidade.
Endereços das tendas
• Região Central: Praça da República e Praça Marechal Deodoro
• Região Sul: Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto x Rua Paulo Eiró) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel)
• Região Norte: Santana (Praça Heróis da FEB) e Vila Maria (Praça Novo Mundo)
• Região Leste: Guaianases (Rua Capitão Pucci, 38), Itaquera (Av. Musgo de Flor com Av. Imperador, sob o viaduto Jacu-Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella)
• Região Oeste: Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus)
Busca ativa
As equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), da SMADS, também realizam busca ativa diurna e noturna, abordando e encaminhando pessoas em situação de rua para os serviços da Prefeitura.
Por meio da central 156 (ligação gratuita), a população também pode solicitar a abordagem social de pessoas em situação de rua. O serviço funciona 24 horas, sem exigência de identificação. No entanto, é fundamental informar o endereço aproximado, pontos de referência e características físicas ou vestimentas da pessoa.
Rede socioassistencial
Com mais de 26 mil vagas em modalidades de acolhimento para pessoas sozinhas, com deficiência, famílias, idosos e a população LGBTQIAPN+, a capital paulista possui a maior rede socioassistencial da América Latina. Além disso, durante a Operação Baixas Temperaturas (OBT), são disponibilizadas 1.000 vagas emergenciais extras, sendo 350 delas em quatro centros esportivos municipais, com direito a pernoite, banho e refeições.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk