Notícia na íntegra
Condenado à prisão por homicídio é preso graças ao programa Smart Sampa
Câmeras de reconhecimento facial do programa Smart Sampa levaram à prisão Weliton Alves da Silva, de 47 anos, condenado por homicídio qualificado. Ele foi detido na tarde de terça-feira (8), enquanto caminhava pela região da Santa Ifigênia, no centro da capital. Desde sua implementação, a ferramenta já possibilitou a captura de mais 1.400 foragidos da Justiça pela Guarda Civil Metropolitana.
Segundo a investigação, Weliton foi o autor do assassinato de Manoel Amaro da Silva, ocorrido em agosto de 2005, no bairro da Boa Vista, em São Bernardo do Campo. O crime aconteceu após uma discussão entre os dois homens.
Manoel, que não tinha garagem em sua residência, havia alugado uma vaga de um vizinho. Ele enfrentava problemas recorrentes com Weliton, que frequentemente estacionava seu carro em frente à vaga alugada, obstruindo o acesso.
Testemunhas relataram que, no dia do crime, Weliton estacionou novamente o veículo em frente à garagem de Manoel, que pediu para que ele desocupasse o espaço.
Durante o desentendimento, Weliton sacou uma faca e, de forma repentina, desferiu três golpes em Manoel: um nas costas e dois no peito. Ele foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
Além da esposa e da enteada da vítima, que presenciaram o ataque, uma pessoa que passava pelo local também testemunhou a agressão e tentou intervir. Mesmo assim, o criminoso conseguiu fugir antes de ser contido.
Após ser detido por agentes da GCM, Weliton Alves da Silva foi encaminhado ao 2º Distrito Policial, no Bom Retiro, onde teve sua prisão ratificada pela autoridade policial de plantão e permaneceu à disposição da Justiça.
Smart Sampa
Desde sua implementação, a ferramenta já possibilitou a captura de 1.468 foragidos da Justiça, além da prisão em flagrante de 2.754 criminosos e da localização de 74 pessoas desaparecidas. No total, o sistema inteligente da Prefeitura já conta com 31,3 mil câmeras instaladas, sendo 11,3 mil pertencentes à iniciativa privada.
Maior e mais completo programa de monitoramento por câmeras da América Latina, o Smart Sampa é uma ferramenta inovadora que vem modernizando a política de segurança municipal, permitindo que criminosos condenados por estupro, assassinato, e até mesmo integrantes de facções criminosas e da máfia chinesa, que estavam circulando pela sociedade e colocando vidas em risco, fossem reconhecidos pelas câmeras e levados de volta ao sistema prisional.
O sistema utiliza algoritmos avançados capazes de gerar alertas inteligentes para identificar atos de intrusão, vandalismo e furto. A central de monitoramento do programa também está integrada a diversos órgãos públicos — como SAMU, CET, Polícia Militar e Polícia Civil —, garantindo respostas mais ágeis no atendimento à população.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk