Notícia na íntegra

Sábado, 2 de Agosto de 2025 | Horário: 12:58
Compartilhe:

Depois de 40 anos de espera, 705 famílias do Campo Limpo recebem títulos de propriedade

Entrega da Prefeitura de São Paulo garante segurança jurídica e transforma a vida de moradores de 15 áreas; gestão já regularizou mais de 55 mil desde 2021

Após décadas de espera, 705 famílias da região do Campo Limpo, na Zona Sul, terão em mãos os títulos que comprovam a posse legal de seus imóveis. A entrega garante segurança jurídica, valorização patrimonial e estabilidade para moradores de 15 áreas que, em alguns casos, aguardavam há mais de 40 anos por esse reconhecimento.

“É um momento bastante importante, pois esse documento é a escritura, que garante a posse definitiva desses imóveis a essas famílias, que sairão daqui hoje com seus documentos. Agora, com esse documento registrado no cartório de imóveis, garantindo que estes bens possam ser passados para os seus filhos e netos”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.

Com esta entrega, realizada no CEU Campo Limpo, o município alcança a marca de 55.260 títulos entregues desde 2021, sendo 5.894 apenas em 2025. Só no Campo Limpo, foram 2.600 títulos já entregues desde 2021 e mais de 6 mil títulos estão com seus processos em andamento.

“Essas famílias recebem hoje muito mais do que um documento. Estamos entregando dignidade, segurança e esperança para que possam planejar o futuro com tranquilidade. A atual gestão tem um compromisso firme com a Regularização Fundiária, porque sabemos o quanto isso transforma vidas e contribui para o desenvolvimento urbano da cidade”, afirma Sidney Cruz, secretário municipal de Habitação.

O Jardim Umuarama será a comunidade com mais famílias contempladas, com 464 títulos entregues. Também receberão o documento de propriedade formal os moradores das comunidades Henri Matisse, General Vieira Rosa, Leitão da Cunha, Ugo Carnicelli, Moenda, Parque Aloysio/Parque São Luis, Jardim Campo de Fora III, Rosário Scamardi, Sóter de Faria, Francisco Soares, Catuíra, Jardim Paris, Viela do Córrego e Manoel Dias de Souza.

“É uma realização que não é só minha, mas de todos da minha região. Só tenho que agradecer por essa conquista que esperamos tanto, a realização de um sonho”, afirmou a moradora do Jardim Umuarama, Elisabeth Amorim da Conceição. 

 

Regularização Fundiária 
A Regularização Fundiária garante não apenas a propriedade formal dos imóveis, mas também segurança jurídica, acesso ao crédito, valorização patrimonial e tranquilidade para as famílias construírem o futuro de forma planejada.

Com ações contínuas de regularização, a Prefeitura reafirma seu compromisso em acelerar a titulação de áreas consolidadas em toda a capital, promovendo inclusão social, desenvolvimento urbano e fortalecimento do direito à moradia.

“Regularizar significa não apenas dar segurança às famílias, mas também promover a integração dessas comunidades à cidade formal, estimulando investimentos e melhorando a qualidade de vida de milhares de paulistanos”, reforçou o secretário.

Benefícios da Regularização Fundiária:

  • Propriedade formal dos imóveis.
  • Segurança jurídica.
  • Acesso ao crédito.
  • Valorização patrimonial.
  • Estabilidade para planejamento do futuro.
  • Famílias passam de possuidoras para proprietárias legítimas.


Armazém Solidário 
Durante a cerimônia de entrega, o prefeito Ricardo Nunes anunciou a construção de uma nova unidade do Armazém Solidário na região do Campo Limpo. 

O Programa Armazém Solidário é uma iniciativa que visa garantir o acesso a alimentos saudáveis, nutritivos e a preços mais baixos para famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico. O programa oferece produtos com preços entre 30% e 50% mais baixos do que os praticados em mercados convencionais, priorizando alimentos naturais e orgânicos. 

Os Armazéns não comercializam refrigerantes, bebidas alcoólicas e itens ultraprossessados à fim de garantir e incentivar o consumo de alimentos saudáveis e naturais. 

Para fazer compras no Armazém Solidário é preciso morar na cidade de São Paulo e ele conta também com um setor de doações advindas do Banco de Alimentos, ou seja, quem for realizar suas compras pode adquirir itens de doação que ficam disponíveis na unidade.

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn