Notícia na íntegra

Segunda-feira, 21 de Julho de 2025 | Horário: 19:56
Compartilhe:

Fab Lab: o laboratório onde todos podem aprender a criar, modificar e consertar objetos

Qualquer pessoa acima de 12 anos pode ter acesso aos 17 laboratórios espalhados pela cidade de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo oferece gratuitamente o acesso a cursos que ensinam desde cortes a laser, eletrônica, programação de jogos, arduino, modelagem e impressão 3D, até marcenaria, corte e costura, crochê, entre outras habilidades manuais e de tecnologia. 

A inciativa é do programa Fab Lab que disponibiliza cursos práticos em 17 laboratórios públicos em diversas regiões da capital, oferecendo estrutura completa para capacitação e desenvolvimento de projetos voltados à inovação, criatividade e inclusão digital.

“O Fab Lab, em qualquer território onde se instala, é fundamental para oferecer oportunidades às pessoas que vivem ali, crianças, jovens e adultos, de se aproximarem da tecnologia. É uma forma de desconstruir a ideia de que tecnologia é algo restrito a quem tem dinheiro ou privilégios. A tecnologia pode ser para todos que tiverem interesse e curiosidade”, afirma Raphael Rossato, diretor do Fab Lab, destacando a importância de instalar unidades em regiões com menor acesso a recursos tecnológicos. 

Os espaços contam com impressoras 3D, cortadoras a laser, fresadoras CNC, computadores com softwares de desenho digital (CAD), equipamentos de eletrônica e robótica, além de ferramentas de marcenaria e mecânica. Em 2024, mais de 21 mil pessoas participaram dos cursos oferecidos, além de 2,4 mil participantes em workshops e palestras, e 1,5 mil pessoas que receberam orientação técnica para projetos próprios.

Formada recentemente pelo Fab Lab, Fernanda Albano contou que o curso superou suas expectativas e despertou seu interesse por novas possibilidades profissionais. “Eu não imaginava que conseguiria operar uma impressora 3D ou trabalhar com marcenaria e elétrica. Aprendi a usar resina, algo que sempre quis fazer, especialmente para presentear meu pai, que coleciona bonecos feitos desse material. Foi uma experiência transformadora. Hoje estou dividida entre seguir na área de tecnologia ou elétrica, mas já sei que quero continuar nesse caminho”, afirmou.

Voltado a públicos de diferentes faixas etárias, o Fab Lab também disponibiliza oficinas para qualquer pessoa a partir de 12 anos e oferece horários para uso dos equipamentos mediante agendamento.

Ex-aluno e hoje técnico do laboratório do Fab Lab no CEU Alvarenga, Bruno Cruz relembra como a iniciativa foi um divisor de águas em sua trajetória. “Antes, a tecnologia parecia algo distante, fora da minha realidade. Quando comecei a frequentar o Fab Lab, vi que era possível. Entendi que a tecnologia não é só para quem tem acesso privilegiado, mas também para quem tem vontade de aprender. Isso mudou completamente minha visão de futuro e minha vida”, contou.

Os cursos são focados na aprendizagem e desenvolvimento de pequenos projetos e na elaboração de soluções práticas que ensinam a qualquer pessoa criar, consertar e modificar seus próprios objetos.

Serviço:
Para encontrar o Fab Lab mais próximo de você, clique neste link e selecione no mapa.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn