Notícia na íntegra

Quinta-feira, 7 de Agosto de 2025 | Horário: 11:26
Compartilhe:

Festa das Cerejeiras 2025 no Parque do Carmo bate recorde de público com mais de 1,7 milhão de visitantes

Em sua 45ª edição, tradicional celebração da cultura japonesa atrai público histórico em meio à florada das cerejeiras

O Parque do Carmo foi palco de uma celebração histórica nos dois últimos fins de semana com a 45ª edição da Festa das Cerejeiras. O evento, realizado pela Federação Sakura e Ipê do Brasil, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, exalta a beleza da florada das sakuras e a riqueza da cultura japonesa, e bateu recorde de público atraindo mais de 1,7 milhão de pessoas para prestigiar a programação, tornando esta a maior edição da festividade desde sua criação, em 1978.

Realizada por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), a festa ocorreu nos dias 25, 26 e 27 de julho, e 1º, 2 e 3 de agosto. O segundo fim de semana foi o mais movimentado, com destaque para o domingo (3), que sozinho recebeu mais de 840 mil visitantes, número que consolidou o novo recorde do evento.

Ao longo dos seis dias, o público pôde conferir uma intensa programação cultural e gastronômica, com apresentações de danças folclóricas, shows de Taiko (tambores japoneses), oficinas culturais, atividades no Bosque das Cerejeiras e sessões no planetário. A praça de alimentação, com pratos típicos japoneses e brasileiros, também foi um dos grandes atrativos.

“A Festa das Cerejeiras é um dos maiores encontros culturais e ambientais da cidade. Ver esse público tão expressivo nos mostra como o paulistano valoriza a conexão com a natureza e com as tradições culturais, além de consolidar a qualidade e função social do Parque do Carmo, como um importante espaço de lazer em São Paulo”, afirma o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi.

 

Parque em obras, mas de portas abertas

Mesmo com obras de requalificação em andamento, o Parque do Carmo manteve sua estrutura apta para receber o grande volume de visitantes. As intervenções visam modernizar e ampliar a infraestrutura do local. Atualmente, estão sendo executadas as obras de implantação do Núcleo Esportivo, um novo espaço de Educação Ambiental e fonte interativa, além de melhorias nos sanitários e sistema de iluminação. 

São mais de R$80 milhões investidos em uma grande requalificação que busca tornar o parque ainda mais atrativo e acessível, elevando a qualidade da experiência dos frequentadores da zona leste da capital paulista.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn