Notícia na íntegra

Segunda-feira, 30 de Junho de 2025 | Horário: 20:40
Compartilhe:

Foragido da Justiça por tentar matar mulher é preso após ser flagrado por câmeras do Smart Sampa em frente a CEU

Sistema de monitoramento já auxiliou na identificação e captura de 1.352 criminosos procurados

Em mais um fim de semana de tolerância zero à criminalidade, o Programa Smart Sampa foi responsável por identificar e realizar a prisão de mais um foragido da Justiça. Graças às câmeras inteligentes e ao sistema de reconhecimento facial, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo conseguiu capturar na manhã do último sábado (28) um homem acusado de homicídio por motivo fútil.


O homem identificado como Pedro do Nascimento de Souza, de 48 anos, foi condenado a 14 anos de prisão por tentar assassinar uma mulher com disparos de arma de fogo em setembro de 2013.

Foragido desde outubro de 2024, o criminoso foi identificado pelo sistema de reconhecimento facial enquanto passava em frente ao Centro Educacional Unificado (CEU) Feitiço da Vila, na Chácara Santa Maria, zona sul da capital. Agentes da GCM foram acionados pela central de monitoramento e localizaram o criminoso na mesma via onde havia sido identificado. Ele foi detido e encaminhado ao 47º Distrito Policial, no Capão Redondo, onde permaneceu à disposição da Justiça.

Com essa nova captura, já são 1.352 foragidos localizados e detidos com o auxílio do Smart Sampa. Somente em 2025, 1.032 pessoas foram presas, sendo 141 delas no mês de junho. Além disso, o trabalho integrado das equipes resultou na localização de 73 desaparecidos e na prisão em flagrante de 2.521 desde o ano passado.

QUEDA NA CRIMINALIDADE
Além de auxiliar na prisão de foragidos, o Smart Sampa tem sido fundamental para reforçar a segurança na cidade, reduzindo os indicadores criminais. Dados divulgados nesta segunda-feira pela Secretaria da Segurança Pública do Estado mostram que a capital registrou em maio o menor número de roubos em geral para o mês nos últimos 25 anos. Na comparação com o mesmo maio de 2014, a queda foi de 15,1% (de 9.671 para 8.202 casos). Essa foi a quinta queda consecutiva nesta modalidade de crime no ano.

SMART SAMPA     
Considerado o maior programa de videomonitoramento da América Latina, o  Smart Sampa tem sido uma ferramenta eficaz para garantir as forças policiais uma resposta rápida e eficiente para a segurança da população. O programa conta com mais de 31 mil câmeras instaladas em pontos estratégicos por toda a cidade.

O sistema utiliza algoritmos avançados capazes de gerar alertas inteligentes para identificar atos de intrusão, vandalismo e furto. O sistema tem acesso a bases de dados do governo federal para rastreamento de veículos roubados ou furtados, além de consultas ao cadastro de procurados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e à listagem de desaparecidos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).

A central de monitoramento do programa também está integrada a diversos órgãos públicos — como SAMU, CET, Polícia Militar e Polícia Civil —, garantindo respostas mais ágeis no atendimento à população.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn