Notícia na íntegra
Metanol em bebidas: orientações e cuidados
A Prefeitura de São Paulo, diante da investigação sobre casos de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol no Estado de São Paulo, reforça a importância de redobrar os cuidados para evitar o consumo de produtos falsificados. Também é fundamental estar atento aos possíveis sintomas em caso de ingestão de substâncias tóxicas, bem como às orientações sobre como agir diante de uma suspeita de intoxicação.
A seguir, confira uma série de perguntas e respostas sobre o tema:
O que é o metanol?
O metanol é um tipo de álcool líquido, inflamável e altamente tóxico, utilizado em combustíveis, solventes e produtos industriais.
O metanol é parecido com o etanol presente nas bebidas alcoólicas?
Sim. Ambos são álcoois, mas o metanol possui uma diferença na estrutura química que o torna venenoso para os seres humanos.
Quais são os usos mais comuns do metanol?
O metanol é utilizado na produção de combustíveis, solventes, plásticos, tintas, anticongelantes e formaldeído.
O metanol é usado na fabricação de bebidas alcoólicas?
Não. O uso de metanol em bebidas é proibido. Quando encontrado nesses produtos, trata-se de adulteração ilegal.
É possível adulterar vinho e cerveja com metanol?
Tecnicamente, sim, mas os casos investigados até o momento estão relacionados ao consumo de bebidas destiladas, como gim, vodca e uísque. Por suas características, esses produtos são mais frequentemente alvo de fraudes que visam aumentar o teor alcoólico ou o volume a baixo custo.
Quais os efeitos do metanol no corpo humano?
No organismo, o fígado converte o metanol em substâncias altamente tóxicas, como formaldeído e ácido fórmico, que podem causar cegueira e até a morte. Nas primeiras seis horas após a ingestão, os sintomas podem se assemelhar aos da embriaguez, como náusea, vômito e dor abdominal. Se houver piora do quadro, com sintomas como visão turva, sensibilidade à luz (fotofobia) e confusão mental, é essencial buscar atendimento médico imediato. O metanol pode causar insuficiência respiratória, coma e óbito em menos de 24 horas.
Como se proteger ao comprar bebidas alcoólicas?
- Compre apenas em locais de confiança;
- Exija a nota fiscal;
- Verifique se o lacre e o selo fiscal estão intactos;
- Desconfie de preços muito abaixo do praticado no mercado.
O que fazer em caso de suspeita de intoxicação?
A orientação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em caso de suspeita de intoxicação por metanol, é procurar imediatamente serviços de urgência e emergência, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os Prontos-Socorros.
Também é possível obter apoio para diagnóstico e orientação por meio do Centro de Controle de Intoxicações (CCI) da SMS, pelos telefones (11) 5012-5311 e 0800 771 3733.
Clique aqui para consultar a localização dos serviços de saúde da rede municipal.
SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk