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Sexta-feira, 15 de Agosto de 2025 | Horário: 12:42
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Obras no corredor de ônibus da Avenida Amador Bueno da Veiga vão agilizar o transporte na Zona Leste

Requalificação inclui melhorias estruturais, acessibilidade e tecnologia, beneficiando mais de 106 mil passageiros da Zona Leste

Promovendo melhorias importantes para a mobilidade na Zona Leste, a Prefeitura de São Paulo segue avançando com a requalificação do corredor de ônibus da Avenida Amador Bueno da Veiga. O projeto abrange um trecho de 5 quilômetros, entre a Praça Micaela Vieira e a Rua Embira, no bairro da Penha, beneficiando diariamente mais de 106 mil usuários do transporte coletivo. Com investimento de R$ 66,8 milhões, a obra está prevista para ser concluída em agosto de 2026.

O trajeto em requalificação se estende desde a confluência da Rua Dr. João Ribeiro com a Praça Micaela Vieira, segue até o cruzamento das avenidas Dom Helder Câmara e Calim Eid, e finaliza na confluência com a Rua Embira, junto à Avenida São Miguel.

A modernização do corredor exclusivo à direita prevê pavimento rígido de concreto nas paradas de ônibus e pavimento flexível nas demais faixas, paradas com superguia de 28 cm para embarque e desembarque nivelado, infraestrutura para monitoramento por câmeras, melhorias na microdrenagem, renovação da sinalização viária e adequações de acessibilidade.

Avanços

Desde o início dos trabalhos, importantes etapas foram concluídas:

  • Infraestrutura de drenagem: Mais de 900 metros de novas redes de águas pluviais, com reforma e ampliação de bocas de lobo e poços de visita, entre as ruas Padre João e Padre Olivetanos.
  • Guias e sarjetas: Instalação de 1.940 metros de novas guias e sarjetas de concreto, incluindo trechos estratégicos como a Praça Dona Micaela, ruas adjacentes e a Avenida São Miguel (“trecho binário”).
  • Pavimento flexível: Aplicação de 1.860 metros de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) para melhoria das faixas de rolamento.
  • Paradas modernizadas: Nove paradas já receberam 2.500 toneladas de concreto de alta resistência, incluindo o terminal na Praça Dona Micaela.
  • Infraestrutura subterrânea: Execução de 2,5 km para enterramento da rede de média tensão (ENEL) e 1.920 metros de valas técnicas para telecomunicações, integrando iluminação pública e sistemas da CET e SPTrans.
  • Calçadas acessíveis: Construção de 1.800 metros de calçadas adaptadas, garantindo mais segurança aos pedestres.

Quando concluída, a requalificação do corredor representará um salto de qualidade na mobilidade da Zona Leste, reduzindo o tempo de deslocamento e aumentando a eficiência do transporte público. Além de melhorar a infraestrutura, o projeto traz mais segurança, conforto e acessibilidade, beneficiando diretamente a população e impulsionando o desenvolvimento local.

 

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