Notícia na íntegra

Terça-feira, 15 de Julho de 2025 | Horário: 10:44
Compartilhe:

Operação Baixas Temperaturas: Prefeitura mantém tendas abertas para atender população em situação de rua

Instaladas em pontos estratégicos da cidade, as estruturas fornecem sopa, pão, água, chocolate quente, entre outros itens; foram mais de 24.400 atendimentos na última noite

Atendendo à população mais vulnerável nas cinco regiões da cidade durante o período mais frio do ano, a Prefeitura de São Paulo mantém abertas as 10 tendas da Operação Baixas Temperaturas. Com funcionamento das 18h à 0h, as tendas oferecem atendimento direto, distribuição de itens essenciais e encaminhamento para os serviços de acolhimento.

Na segunda-feira (14), foram realizados 24.496 atendimentos e distribuídos, ao todo, 79.133 itens, sendo: 7.400 sopas, 7.600 pães, 5.200 chocolates quentes, 2.938 chás, 53.232 copos e garrafas de água, além de 2.763 cobertores.

A ação na última noite também atendeu 57 pessoas acompanhadas de seus pets, totalizando 72 animais atendidos. Ao todo, foram distribuídos 31 potes de ração e aplicadas 8 vacinas.

Para reforçar a proteção às pessoas em situação de rua, sempre que a temperatura ou sensação térmica atinge 13 °C, a Prefeitura ativa as tendas instaladas em pontos estratégicos da cidade, onde são fornecidos sopa, pão, chá, chocolate quente e água. Para aqueles que não aceitam seguir para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial, são oferecidos cobertores. Nas tendas, também são feitos encaminhamentos para acolhimento, com transporte garantido.

Além disso, há ambulâncias e equipes médicas para agilizar o atendimento quando necessário. Profissionais de saúde também aplicam vacinas contra Influenza, Covid-19 e Tétano. Duas ambulâncias permanecem de forma fixa nas tendas das praças da República e Marechal Deodoro por 12 horas (das 19h às 7h). As demais tendas contam com o apoio de ambulâncias que são acionadas em caso de necessidade.

Endereços das tendas

• Região Central: Praça da República e Praça Marechal Deodoro
• Região Sul: Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto x Rua Paulo Eiró) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel)
• Região Norte: Santana (Praça Heróis da FEB) e Vila Maria (Praça Novo Mundo)
• Região Leste: Guaianases (Rua Capitão Pucci, 38), Itaquera (Av. Musgo de Flor com Av. Imperador, sob o viaduto Jacu-Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella)
• Região Oeste: Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus)

Busca ativa

As equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), da SMADS, também realizam busca ativa diurna e noturna, abordando e encaminhando pessoas em situação de rua para os serviços da Prefeitura.

Como ajudar

Qualquer cidadão pode colaborar com o trabalho das equipes de abordagem social acionando a Central 156. O serviço funciona 24 horas por dia e permite indicar a localização de pessoas em situação de vulnerabilidade sem necessidade de identificação. Basta informar o local aproximado, características da pessoa e, se possível, pontos de referência.

Rede Socioassistencial

Com mais de 26 mil vagas em modalidades de acolhimento para pessoas sozinhas, com deficiência, famílias, idosos e a população LGBTQIAPN+, a capital paulista possui a maior rede pública socioassistencial da América Latina. Durante a Operação Baixas Temperaturas (OBT), estão disponibilizadas 1.080 vagas emergenciais extras, sendo 350 delas em quatro centros esportivos municipais, que garantem aos acolhidos o pernoite, banho e refeições.

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn