Notícia na íntegra

Segunda-feira, 29 de Setembro de 2025 | Horário: 16:58
Compartilhe:

Prefeitura conquista o Prêmio Hely Lopes Meirelles de Gestão Pública 2025

Projeto de redesenho do sistema de isenção de IPTU para aposentados, executado pela Secretaria Municipal da Fazenda, motivou a homenagem

A Prefeitura conquistou, na última sexta-feira (26), o Prêmio Hely Lopes Meirelles de Gestão Pública 2025, concedido pela Câmara Municipal, na categoria Projetos Finalizados. A homenagem ocorreu devido ao projeto Isenção de IPTU para Aposentados: Uso da Gestão de Riscos Associada ao Design Thinking no Redesenho de Processos, executado pela Secretaria Municipal da Fazenda. Confira neste link a cerimônia completa de premiação.

Além dessa conquista, foi finalista da categoria Projetos Iniciados ou em Andamento com outras três iniciativas:

  • Módulo Previsões do SOF Gerencial: Inteligência Artificial e Estatística para Previsões Automáticas de Receitas Públicas
  • Optimus – Otimização de Processos Tributários Municipais
  • Sistema de Conformidade

De acordo com  a chefe de equipe da Divisão de Atendimento a Distância (DIADI), Daniella Cavalari, o objetivo do projeto de redesenho dos processos de solicitação de isenção de IPTU era apresentar uma ferramenta acessível aos aposentados que não têm familiaridade com o sistema digital.  “Fomos até as praças de atendimento, coletamos informações, testamos o protótipo e modulamos da melhor forma que fosse acessível para eles. Esse reconhecimento é uma validação do nosso trabalho”.

Também concorreram ao Prêmio Hely Lopes Meirelles de Gestão Pública 2025 projetos das secretarias municipais de Esportes e Lazer, Urbanismo e Licenciamento, Gestão e da Controladoria Geral do Município. Os  trabalhos inscritos apresentaram soluções, programas e ferramentas para otimizar os serviços públicos à população. Na categoria Projetos Iniciados ou em Andamento, o prêmio foi para a Secretaria da Saúde, pelo ModeraSP, ferramenta digital de promoção à saúde para triagem do consumo nocivo de álcool e intervenção precoce.

Premia Sampa

Os projetos desenvolvidos pela Fazenda já haviam recebido o reconhecimento público em 2024, quando conquistou o primeiro lugar em duas categorias do Premia Sampa. O projeto de Isenção de IPTU para aposentados, agora laureado pela Câmara, foi o ganhador na categoria Processos Internos. Já o projeto SOFIA - Solução da Fazenda em inteligência artificial levou o prêmio na categoria Linguagem Simples.

Sobre o Prêmio Hely Lopes Meirelles

O prêmio é uma forma de reconhecimento de gestores públicos municipais que tiveram destaque com a implementação de projetos de aprimoramento das atividades na cidade de São Paulo. Foi instituído pela Resolução nº 23/2017,

Hely Lopes Meirelles foi um jurista e administrador público brasileiro. Nascido em Ribeirão Preto, formou-se em Direito na Faculdade do Largo São Francisco. Foi magistrado, secretário da Justiça e secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo. É reconhecido por seus trabalhos no ramo do direito administrativo e do direito municipal.

Meirelles lecionou ainda no curso de Administração Municipal na Escola de Engenharia de São Carlos. Em 1967, elaborou o anteprojeto da Lei Orgânica do Município de São Paulo. A estrutura do projeto foi adotada pela capital e serviu de base para diversos municípios de todo o país.

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn