Notícia na íntegra
Prefeitura de São Paulo entrega 802 títulos de propriedade em M’Boi Mirim e alcança 56 mil documentos concedidos desde 2021
A Prefeitura de São Paulo fez, na tarde desta quinta-feira (7), a entrega de 802 títulos de propriedade a famílias da região do M’Boi Mirim, na Zona Sul da capital, durante o Encontro Prefeitura Presente, que aconteceu no Clube da Turma Bom Jesus. Com esta ação o município chega à marca de mais de 56 mil títulos concedidos desde 2021, sendo mais de 6,7 mil em 2025, consolidando a maior política de regularização fundiária da história da cidade. Nesta data o prefeito Ricardo Nunes passou o dia na região fazendo entregas, vistorias e ouvindo a população.
“Hoje todos sairão daqui com documento de regularização fundiária, o documento de propriedade da moradia. Agora, a casa é de fato e de direito de vocês, registrada em cartório. E essa propriedade poderá ser passada para os filhos, para os netos. Vocês vão sair daqui com a segurança jurídica de dizer: ‘Isso agora é meu e ninguém me tira, porque tenho documento’. Isso é muito importante”, enfatizou Nunes durante o encontro.
O prefeito também destacou que nenhum dos proprietários teria que pagar pelos títulos. “No cartório, o processo para o registro dos imóveis custa R$ 2.800, mas vocês não terão que pagar nada. A Prefeitura está pagando todo esse valor e vocês poderão levar seus documentos. Hoje é um dia importante por conta dessa vitória de todos vocês”, finalizou.
Entre as principais áreas contempladas estão o Condomínio Horizontal Três Marias, com 247 títulos, e o Morro do Índio, com 124 títulos, que representam as maiores áreas beneficiadas nesta etapa.
Além dessas, a iniciativa favorece diretamente famílias de comunidades como Parque Santo Amaro II, Cardeal Rossi, Parque do Lago, Bairro Casablanca, Alto da Riviera VIII, Parque Santo Amaro IV e VI, Costa do Marfim, Jardim Nakamura III, Sebastião Amâncio Pinto I, Sebastião Amâncio Pinto II, Cristóvão Aires, João Gaspar III, Manuel Antônio de Freitas e Jardim Herculano.
“Entregar um título é mais do que dar um papel, é reconhecer a luta dessas famílias, dar segurança e a chance de sonhar com um futuro melhor. Cada documento entregue é uma história transformada, é a possibilidade de investir, crescer e viver com dignidade”, destacou Sidney Cruz, secretário municipal de Habitação, ressaltando que somente nesta região já foram entregues 3.242 títulos. “Temos um planejamento e vamos atender mais de 8.700 famílias aqui no território com regularização fundiária”.
Sonhos realizados
Além de assegurar o direito à moradia, a Regularização Fundiária possibilita a integração dessas áreas ao planejamento urbano, com acesso à infraestrutura, crédito e valorização patrimonial.
Quem recebeu o documento não escondia a emoção. “Estou muito feliz, mesmo, muito agradecida. A luta foi grande e a vitória chegou. Valeu a pena esperar", disse a vendedora e moradora do Condomínio Residencial Três Marias, Maria Audelice Felipe, 56 anos
O marceneiro Antônio Batista Pena Faria, 58 anos, afirmou ter concretizado um sonho antigo ao receber a escritura de sua casa. “Esperei 32 anos por isso. Agora, posso afirmar que a casa é minha”. Faria estava acompanhado pela esposa, Iara Regina de Araújo, que também estava se sentindo realizada. “Agora temos o registro do nosso imóvel. É uma conquista maravilhosa”.
Já a aposentada Maria das Neves da Silva, 73, aguardava a documentação há 40 anos. “Sou do Rio Grande do Norte e valeu a pena esperar. Agora é viver com mais tranquilidade".
O plano da atual gestão prevê a entrega de 100 mil títulos de posse ou propriedade até 2028, reforçando o compromisso da Prefeitura em levar cidadania e segurança jurídica para as famílias paulistanas, com um trabalho contínuo que vem transformando a realidade de milhares de moradores em todas as regiões da cidade.
Mídias
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk