Notícia na íntegra
Prefeitura firma convênio para promover educação internacional de professores
Com o objetivo de fortalecer a educação integral, a Prefeitura de São Paulo firmou um Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI). A iniciativa tem como ponto principal oferecer aos professores da rede oportunidades de formação e vivência internacional, além de desenvolver ações conjuntas de colaboração na área da educação, por meio de articulação institucional e intercâmbio de experiências e boas práticas globais.
“Nosso foco é permitir que os professores tenham uma experiência internacional, para que possam multiplicar essa cultura e suas experiências com os nossos estudantes. Ao mesmo tempo, vamos receber educadores de outras nações que possam enriquecer a vida dos alunos paulistanos. Queremos envolver os consulados presentes em nossa cidade para que eles apoiem essa ideia e nos auxiliem no projeto”, disse Angela Gandra, secretária municipal de Relações Internacionais.
O objetivo da parceria é desenvolver ações conjuntas de cooperação internacional voltadas ao intercâmbio de experiências, à captação de parcerias e à realização de projetos e programas com instituições e organismos estrangeiros, contribuindo para o fortalecimento da Rede Municipal. A iniciativa também busca promover ações que apoiem o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“E como disse Tolstói: só é a global que encanta a sua aldeia. Então é uma grande oportunidade para todos os nossos profissionais. Que fazem parte dessa cidade educadora, essa oportunidade tanto de desenvolvimento profissional, quanto no fortalecimento da nossa educação integral”, enfatizou a Secretária Executiva Pedagógica, Maria Sílvia Bacila.
Pelo acordo, caberá à SMRI articular parcerias internacionais, apoiar a captação de recursos e divulgar as boas práticas da SME, além de assessorar a Secretaria em ações e eventos de caráter internacional. Já a SME será responsável por identificar demandas educacionais para cooperação, promover a participação de educadores em programas de formação e incentivar o intercâmbio de experiências entre redes de ensino.
“Nosso foco é ampliar as ações de Educação Integral por meio de parcerias internacionais e boas práticas que possam fazer a diferença para nossos educadores e estudantes. A educação de qualidade é construída coletivamente, e essa parceria reforça esse princípio”, afirmou Samuel Ralize, secretário adjunto de Educação.
SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk

