Notícia na íntegra
Prefeitura inaugura escola estufa em Parelheiros
A Prefeitura inaugurou, nesta terça-feira (3), a segunda escola estufa do programa Sampa+Rural em Parelheiros, na Zona Sul da capital. Trata-se de um equipamento voltado para a capacitação e demonstração de técnicas de cultivo agroecológico, que também apresenta tecnologias sustentáveis de produção e de enfrentamento às mudanças climáticas.
Durante o cerimônia de abertura, realizada na Casa de Agricultura Ecológica, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Eunice Prudente, destacou que as escolas estufas não somente conscientizam a população sobre a importância da alimentação balanceada e saudável, como também incentivam a criação de canteiros e hortas urbanas. “Deste modo, o cidadão pode produzir para consumo próprio, ou até mesmo aperfeiçoar técnicas de manejo e gerar renda”, afirmou.
Esta é a segunda escola estufa inaugurada pelo programa Sampa+Rural, da Prefeitura de São Paulo. A primeira começou a funcionar em setembro, na Subprefeitura Freguesia/Brasilândia, e conta com infraestrutura completa para receber agricultores, munícipes e bolsistas do Programa Operação Trabalho (POT) das zonas Norte, Oeste e Centro para capacitações e visitas.
Estrutura
A escola estufa tem base feita em bambu e dimensão de 30m x 8m². Conta com acessibilidade para cadeirantes e bancos de hiperadobe (técnica de bioconstrução, onde sacos próprios são preenchidos com terra e através de compactação manual, as camadas se estabilizam em um material seguro), próprios para reuniões e visitas. No espaço serão cultivados hortaliças, legumes, raízes, ervas e temperos dos mais variados tipos.
A unidade tem três técnicas de cultivo: direto no solo, canteiro elevado e canteiro suspenso. O objetivo é apresentar aos visitantes diferentes formas de produção agrícola, ilustrando diversas possibilidades para a criação de novas hortas e canteiros produtivos.
Programa Sampa+Rural
O Programa Sampa+Rural prevê ações que visam expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural, a inserção de beneficiários do POT - Programa Operação Trabalho, também da Prefeitura de São Paulo, na área da agricultura, com o objetivo de estruturação de pelo menos 400 locais de plantio na capital. A Coordenadoria de Agricultura, responsável pelo programa, conta com três CAEs - Casas de Agricultura Ecológica nas zonas Sul, Leste e Norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região central, Oeste e Sul em sua porção urbana.
Além disso, a iniciativa conta com três Unidades de Bionsumos, localizadas em Parelheiros, José Bonifácio e Vila dos Andrades, que produzem, capacitam e oferecem biofertilizantes e compostos orgânicos úteis na proteção de plantios, controle de pragas e fortificação de solo.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk