Notícia na íntegra
Prefeitura investe R$ 78 milhões em nova rede de drenagem do Jardim São Luís, na Zona Sul
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), concluiu em junho deste ano a construção das novas galerias de drenagem do Córrego São Luís, na Subprefeitura M’Boi Mirim, Zona Sul. As intervenções beneficiam mais de 267 mil pessoas que moram na região. Com investimento de R$ 78,1 milhões, as obras tiveram início em fevereiro de 2023.
Vencidas as interferências encontradas no subsolo durante as escavações, a implantação das galerias foi finalizada e a obra já gera benefícios para os paulistanos. A nova rede de drenagem, que conta com 1.400 metros de extensão, auxilia no combate às recorrentes enchentes que atingem principalmente a Praça João Fernandes Camisa Nova e a Rua Arlindo Fraga de Oliveira.
As novas galerias aumentaram a capacidade de vazão do Córrego São Luís, melhorando assim o sistema de drenagem do bairro. Elas estão localizadas sob as ruas Geraldo Fraga de Oliveira, Aurélio Duarte de Oliveira e Av. Maria Coelho Aguiar, até desaguar no Rio Pinheiros. O diâmetro dos novos túneis varia entre 2,4 e 2,8 metros.
Para reduzir ao máximo o impacto do trânsito na região, a SIURB utilizou o métodos conhecido como “tunnel liner” na construção das galerias. Dessa forma, as escavações aconteceram diretamente no subsolo, sem a necessidade de grandes interdições em ruas e avenidas. Estima-se que a obra tenha gerado até 1.400 empregos diretos e indiretos.
O contrato contemplou, ainda, a pavimentação das ruas Aurélio Duarte Oliveira e Geraldo Fraga de Oliveira. Também foram implantadas novas bocas de lobo no encontro das ruas Geraldo Fraga e Angelino Rondanin.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk