Notícia na íntegra

Sexta-feira, 25 de Julho de 2025 | Horário: 13:47
Compartilhe:

Prefeitura participa de evento mundial de turismo no México

Visita à IBTM Americas busca promover a cidade e gerar negócios, além de atrair visitantes

Representantes da Prefeitura de São Paulo, do Governo do Estado e um grupo de empresários do setor de turismo embarcam, no fim de agosto, para uma missão empresarial no México, de olho em um impacto econômico que pode se aproximar de R$ 10 bilhões por ano, em segmentos como hospedagem, transporte e alimentação.

 

 

 

Organizada pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) e pela InvestSP (agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado), a missão para a IBTM Americas, um dos maiores eventos mundiais do setor de turismo, visa promover São Paulo como a “capital dos grandes eventos” na América Latina e atrair investimentos, parceiros comerciais e visitantes.

“Neste segundo semestre, inauguramos uma nova fase do programa Discover São Paulo, iniciando pela IBTM Americas, uma feira focada no setor de eventos, no qual São Paulo é líder na América do Sul, recebendo todos os anos Grande Prêmio da F1, jogos da NFL e tantos outros de apelo nacional e internacional”, declara  o secretário municipal de Turismo de São Paulo, Rui Alves. “Nesta etapa, teremos um estande renovado, que dará conta da diversidade de temas que a cidade de São Paulo abarca”. 

Um dos destaques do estande de São Paulo na IBTM Americas será o carnaval paulistano, que, com o sucesso dos blocos de rua, ganhou importância nos últimos anos e, só em 2025, movimentou R$ 3,4 bilhões, além gerar 50 mil empregos diretos e indiretos. Atraídos pela variedade dos blocos, diversidade musical, segurança e toda a estrutura que a cidade oferece, os visitantes também preferem São Paulo: o total de turistas no Carnaval de Rua 2025 aumentou 73,7% em relação a 2024.

Outro destaque será o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. No ano passado, o impacto econômico para a cidade chegou a R$ 2 bilhões. A realização da prova no Autódromo de Interlagos está garantida, pelo menos, até 2030. Em 2025, com a volta de um representante do Brasil à categoria, o jovem Gabriel Bortoleto, a corrida ganha um apelo ainda maior.

“Além das atrações em si, a infraestrutura do estado e da cidade de São Paulo é um dos grandes diferenciais para o turista. Aeroportos, rodoviárias, as melhores estradas do país, centros de eventos e a excelência de setores como hotelaria e gastronomia contribuem para o sucesso do turismo paulista e paulistano”, afirma o presidente da InvestSP, Rui Gomes.

São Paulo ainda tem se destacado pelos grandes festivais de música, como o Lollapalooza e o recém-criado The Town, que na primeira edição movimentou cerca de R$ 1,7 bilhão, além da Parada do Orgulho LGBT+, da Marcha para Jesus e de outros eventos esportivos (como Corrida de São Silvestre, Maratona de São Paulo, NFL e jogos de futebol), gastronômicos e culturais/regionais (Réveillon na Avenida Paulista, festas juninas, São Paulo Oktoberfest etc.).

Empresas de turismo podem integrar a comitiva

Empresas paulistanas interessadas em integrar a comitiva de São Paulo para a IBTM Americas podem se inscrever no programa Discover/Descubra São Paulo, da SMTUR e da InvestSP, pela internet, neste endereço (investe.sp.gov.br/exporte/discoversp/). As companhias selecionadas terão acesso à curadoria, eventos de networking e até apoio financeiro para as despesas com a viagem

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn