Notícia na íntegra

Segunda-feira, 25 de Agosto de 2025 | Horário: 17:16
Compartilhe:

Prefeitura realiza ação para promover inclusão de pessoas com deficiências intelectuais e múltiplas

Objetivo da iniciativa é conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito às diferenças, combatendo o preconceito e a discriminação

A Prefeitura realiza nesta terça-feira (26), no Parque da Juventude, na Zona Norte da capital, uma ação para promover a inclusão de pessoas com deficiências intelectuais e múltiplas em dois horários: às 10h e às 14h. Trata-se da caminhada alusiva à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, organizada pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER II) Tucuruvi e o Programa Acompanhante da Pessoa com Deficiência (APD) Tucuruvi.

A iniciativa tem como objetivo dar maior visibilidade para a data, reforçando a importância de aumentar a conscientização da população sobre a importância do respeito às diferenças, combatendo o preconceito e a discriminação.

De acordo com  o gerente do CER II Tucuruvi, Flávio Cardoso, o Brasil conta com uma das legislações mais avançadas do mundo, no que se refere à garantia de direitos das pessoas em situação de deficiência, porém é necessário que, na prática, os direitos estabelecidos sejam garantidos e acessíveis a todos. “Por conta disso, iniciativas como essa são de grande relevância, já que elas lembram sobre a importância do cumprimento de políticas públicas como forma de promover a inclusão social desta população”, destaca Cardoso.

Para a supervisora da APD Tucuruvi, Lindinalva de Castro Sousa, a meta desta ação é reforçar a importância da ocupação dos espaços públicos de forma natural por todos. “Queremos propor um olhar mais sensível e transformador sobre a inclusão social; estimular a convivência e promover a integração também fazem parte dos nossos objetivos”.

Serviços de saúde especializados

Os Centros Especializados em Reabilitação são pontos de referência para a Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, totalizando 35 equipamentos em todas as regiões da cidade. São importantes para garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso a serviços de saúde especializados e de qualidade, que atendam às suas necessidades específicas e promovam sua inclusão social. Somente em 2024, 324 mil pacientes foram atendidos nos CERs da Prefeitura de São Paulo. 

Sobre as deficiências

Um prejuízo relacionado à capacidade de compreensão de novas informações ou conceitos complexos, assim como a dificuldade de aprender e aplicar habilidades recém-conhecidas são as definições da deficiência intelectual. Em geral começa na infância, com efeito ao longo de toda a vida. Pessoas com deficiência intelectual têm maior tendência a apresentar outros problemas como depressão, distúrbios afetivos e comportamentais.

Por sua vez, a deficiência múltipla é caracterizada pelo conjunto de duas ou mais deficiências primárias na mesma pessoa. Elas englobam as intelectuais, visuais, auditivas e físicas, resultando em atrasos no desenvolvimento global e adaptativo.

Serviço

Caminhada em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Data: 26 de agosto, terça-feira, em dois horários: às 10h e às 14h

Local: Parque da Juventude - Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn