Notícia na íntegra
Projeto em UBS leva capacitação e renda para mulheres em situação de vulnerabilidade na Zona Leste
Lançado em 2022, o projeto Mãos que Criam atende mulheres em situação de vulnerabilidade com oficinas semanais de costura, bordado e crochê. Realizadas todas as sextas-feiras, na UBS Vila Carmosina, as atividades ensinam técnicas para a produção de panos de prato, ecobags, bolsas, carteiras e cachecóis, incentivando a capacitação e a geração de renda.
Idealizado pela assistente social Cristiane Bezerra, o projeto contou com o apoio da moradora da região, Gildete Freitas. Na época, Cristiane buscava incentivar as mulheres a desenvolverem uma atividade que transformasse o cotidiano delas. Inspirada pelos conhecimentos de costura herdados de sua família, ela iniciou a iniciativa com a ajuda de Gildete, que foi fundamental para mobilizar participantes da comunidade.
Atualmente, o projeto segue ativo sob a coordenação da assistente social Samara dos Santos, de 33 anos, que conduz um grupo de cerca de dez mulheres. Elas desenvolvem habilidades em costura, bordado e crochê, produzindo panos de prato, ecobags, bolsas, carteiras e cachecóis. Além das atividades, as participantes também têm a oportunidade de confeccionar itens próprios para comercialização, gerando renda de forma autônoma.
Moradora da Vila Carmosina, Eliane de Aguiar, 38 anos, encontrou no projeto um caminho para superar um momento difícil após perder a mãe e a avó. “Eu estava em um processo de depressão devido à morte da minha mãe e da minha avó. Quando cheguei ao projeto, as mulheres me acolheram com muito carinho. Participar disso fez toda a diferença, porque me ajudou a sair da depressão”, conta.
Para Samara dos Santos, o projeto impacta diretamente a autoestima e o fortalecimento pessoal das participantes. “Ele contribui em vários aspectos. Muitas mulheres chegam aqui fragilizadas, em processo depressivo ou tentando romper ciclos de violência. São mulheres que passaram a vida cuidando dos outros e nunca olharam para si mesmas. Aqui, elas aprendem, ensinam e se redescobrem”, afirma.
O "Mãos que Criam" é voltado para mulheres a partir dos 18 anos e acontece todas as sextas-feiras, das 8 às 11h. O grupo se reúne inicialmente na UBS Vila Carmosina e, em seguida, segue para o salão da Igreja São Francisco de Assis, localizada na Rua Américo Vasone Júnior, 28.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk