Subprefeitura São Miguel Paulista
Poder público e lideranças articulam ações conjuntas para enfrentar as enchentes no Jardim Pantanal

No último dia 5 de fevereiro (quinta-feira), a Subprefeitura São Miguel participou de uma reunião estratégica na unidade II do Instituto Alana @institutoalana, situado no bairro São Martinho, distrito Jardim Helena. O encontro teve a participação do subprefeito Divaldo Rosa @divaldorosa, do coordenador da Defesa Civil São Miguel, José Marcos Pereira Santana, incluindo representantes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS, da Secretaria Municipal de Saúde - SMS e lideranças comunitárias locais para planejar as ações de resposta às chuvas de verão. O encontro teve como foco o planejamento integrado das ações de resposta às chuvas de verão e seus impactos no território.
O objetivo central foi alinhar agendas e construir, de forma coletiva, respostas mais eficazes às enchentes que afetam a comunidade. Como destacou Leila Vendrameto, gerente do Instituto Alana, a prioridade é “o atendimento sistêmico às necessidades da população, unindo poder público e instituições para proteger o território”.
Durante a reunião, foram definidos pilares fundamentais para a proteção da vida e o cuidado com as famílias em situação de vulnerabilidade, entre eles:
• Resgate e proteção, com ações imediatas em áreas de risco, apoio à retirada segura das famílias e articulação com os serviços de emergência;
• Abrigo temporário, com a utilização de escolas como espaços seguros de acolhimento, incluindo cadastro das famílias e oferta de colchões, cobertores e itens de higiene;
• Segurança alimentar, por meio da organização de cozinhas solidárias, garantindo a distribuição eficiente de doações e alimentação completa durante os períodos de crise.
Além do plano de contingência imediato, o encontro também apontou para o futuro, com a construção de um plano de adaptação climática voltado especialmente para crianças e adolescentes, considerando não apenas as cheias, mas também desafios como escassez hídrica e ondas de calor.
“Trabalhar de forma integrada é o único caminho para garantir dignidade e segurança para todos. Juntos, construímos uma comunidade mais forte”, destacou Divaldo Rosa.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk